Home » Sem categoria » Crônica do Ademar Rafael

Crônica do Ademar Rafael

TEMOS O QUE MOSTRAR

Caminhando pelo Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, na cidade de João Pessoa-PB, palco da Expofeira Paraíba Agronegócios em seu ano cinquenta podemos afirmar que os estados do Nordeste têm muito para mostrar no quesito produção agropecuária.

Os expositores presentes no evento trouxeram animais de alta linhagem e alto padrão genético. Fato este perceptível ao examinarmos bovinos de corte e leiteiro, caprinos, ovinos, animais de montaria e serviços. Os resultados dos julgamentos atestam que os animais nordestinos estão à altura dos rebanhos das regiões detentoras dos melhores plantéis.

Não temos áreas e capacidade de apascentamento dos estados do Tocantins, Goiás, Pará, Moto Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, no entanto, estamos fazendo nosso dever de casa quanto e melhoria da genética.

Foi gratificante ver expositores de Custódia, Sertânia, Afogados da Ingazeira e outras cidades do sertão de Pernambuco, especialmente ao percebemos que a parceria Rebanho Mister Bode e Rebanho JC, do afogadense Jailson Cordeiro, trouxe premiação para animal da região.

As palestras e os debates sobre assunto de alto interesse para atividade agropecuária nordestina podem ser destacados como ponto alto do evento. O uso de novas tecnologias para mitigar os efeitos dos problemas climáticos do semiárido nas atividades dos empreendedores rurais é
outro caminho já percorrido pelos nossos empresários do campo.

Registramos, contudo, as ausências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC. Um evento desta envergadura não deve limitar-se à parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. A cooperação entre as quatro entidades pode dar musculatura aos eventos de interesse comum e fortalecer a cadeia produtiva nacional. Fica a dica, abaixo a competição e o individualismo, viva as alianças estratégicas.

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments