Os 3Cs
O artigo “O pensamento do design no Brasil”, inserido no livro “Inovação e Tecnologia”, assinado por Reinhold Steinbeck e Edgard Charles Stuber indica que os dirigentes de empresas em todo mundo esperam dos seus colaboradores atitudes que gerem: Criatividade, Colaboração e
Comunicação.
Como o artigo tem como eixo principal o “design thinking”, necessário se faz que referido termo seja decodificado. É, segundo alguns estudiosos do assunto, uma abordagem que busca solução de problemas com ênfase na ação coletiva e colaborativa, cuja perspectiva seja o atendimento das carências das pessoas envolvidas no processo e consumidoras dos produtos ou serviços produzidos.
Os administradores, cuja profissão foi reconhecida legalmente em 09.09.1965, sabem desde que o mundo é mundo que aliar os interesses das pessoas envolvidas na produção de produtos e serviços com as expectativas dos consumidores é o alvo a ser acertado, contudo, a
possibilidade de aliar a este sistema perfeito a criatividade, a colaboração e a comunicação tem um grau de dificuldade muito maior.
Nós brasileiros somos extremamente criativos, no entanto, pecamos nos quesitos colaboração e comunicação. Nossa escola ocidental prega a competição e o individualismo, jogando a ação coletiva em segundo ou terceiro estágio. Temos dificuldade em ouvir mais do que falar,
principalmente quando a mensagem a ser ouvida trata-se de mudar comportamento e forma de pensar e agir.
Exercitar a pratica composta pelo trio Criatividade, Colaboração e Comunicação não é impossível, temos vários exemplos no mundo corporativo nacional e algumas escolas estão preparando profissionais com este perfil.
Para que o “design thinking” tenha presença em nosso cotidiano seremos obrigados a exercer a nossa reconhecida criatividade e compartilhando em formato que todos os envolvidos possam entender o multiplicar a ação.
Por: Ademar Rafael