Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

VITIMIZAÇÃO

Os consultores Roger Connors, Tom Smith e Craig Hickman, no livro “O princípio de OZ”, apresentam um elenco de situações que levam as organizações para o fundo do poço em função de posicionamentos dos seus dirigentes e colaboradores.

Transita a obra entre as fronteiras da conveniência, mantendo-se na sobra e da exposição, assumindo responsabilidades e riscos. Aponta os seis estágios do ciclo da vitimização em relação aos problemas deixados de lado, não enfrentados: “Ignorar/Negar”; “Não é o meu trabalho”; “Encontrar um culpado”; “Confusão/Diga-me o que fazer”; “Proteja a retaguarda” e “Espere o Veja”.

É quase impossível que uma pessoa que utilize ou trabalhe no serviço público ou privado que não tenha se deparado ou praticado uma das situações acima. Ficar na zona de conforto, apontando o dedo é muito melhor que partir para enfrentamento dos problemas, apresentar soluções e assumir responsabilidade sobre o processo.

Os autores apresentam o rol de grandes empresas que ignoraram problemas e negligenciaram ações corretivas e foram destruídas pela concorrência e pelo abandono dos usuários de seus produtos e serviços.

Percebemos em nosso cotidiano que muitos dirigentes e funcionários públicos e privados gastam mais da metade das suas energias para identificar culpados do que para encaminhar soluções para os problemas naturais das atividades que deviam desempenhar com zelo e dedicação.

Seguir a cartilha de que se “puder ficar sentado não fique em pé e se puder ficar deitado não fique sentado“ pode até ser confortável, no entanto, é nocivo para o desenvolvimento de habilidades e a entrega dos produtos e serviços com tempestividade e acerto.

A história reserva espaços para os que enfrentam as dificuldades sem medo de possíveis erros. O sucesso para os omissos é frágil e tem vida curta, para os tenazes é consistente e duradouro.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários