Os ânimos se exaltaram na manhã desta terça-feira, dia 03 de Outubro, durante a reunião que aconteceu na Sede da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília – DF, onde vários prefeitos de diversas localidades do país e do estado de Pernambuco marcaram presença.
Mas, quem de fato roubou a cena, com um discurso indignado contra o Palácio do Planalto, foi o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que também é Presidente da Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco.
Por ocasião de um impasse que aconteceu em meio a reunião; impasse que gerou uma falta de rumo nos prefeitos que ficaram sem saber se iam ou não até o Palácio do Planalto, e também por causa de uma desculpa um tanto infantil do Senador governista do PSDB, Cássio Cunha Lima, que explicou que “havia agendado, mas Temer teria ficado chateado com um possível protesto dos prefeitos, e deixou para recebe-los no fim do mês”, José Patriota prontamente mandou seu recado: “Estão arrumando desculpa para cancelar a audiência. Como vamos encarar o povo? Essa crise política e econômica do Brasil tem seu maior peso no Congresso. Vocês deputados, ajudem os prefeitos que os apoiaram!”
O descontentamento e o discurso em tom de desabafo de Patriota não pararam nessas palavras. O Presidente da Amupe, depois de ter cobrado e reivindicado a ajuda do congresso, mandando indiretamente seu recado para Michel Temer, ainda fez questão de diretamente e, em alto e bom som, lembrar ao presidente “que haverá protesto se o Planalto se recusar a receber os prefeitos e suas reivindicações”, afirmou José Patriota, já em tom de protesto.(Por: Júnior Campos)