Numa solenidade bastante concorrida, que contou com a presença de empresários, sindicalistas, representantes do judiciário, vereadores e prefeitos do Pajeú, o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Geovane Freitas, inaugurou ontem (06), a nova sede do Ministério do Trabalho em Afogados da Ingazeira.
Entre os prefeitos presentes, além do anfitrião, José Patriota, estavam Sebastião Dias (Tabira), Zeinha Torres (Iguaracy), Anchieta Patriota (Carnaíba), Lino Moraes (Ingazeira). Também participaram os integrantes do MTE-PE, Francisco Reginaldo, auditor fiscal e chefe da fiscalização de Caruaru; Jefferson Lins, superintendente substituto; Domingos Sávio, chefe do MTE-PE em Ipojuca; Eliano Leite, chefe da unidade de Caruaru e o Chefe da Unidade do MTE de Afogados da Ingazeira, Vantuil Ângelo.
O evento também homenageou a auditora do MTE, Maria Imaculada Veras, que trouxe a primeira unidade do Ministério do Trabalho para o município em julho de 1996. Na época, eram liberadas cerca de 120 carteiras profissionais por mês, em média. Hoje esse número chega a 300 CTPS mensais.
O novo local, com mais salas, espaço e funcionários, foi reformado numa parceria entre a SRT-PE e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, contando com salas climatizadas e, a partir de agora, passando a emitir as carteiras profissionais digitais. A unidade conta agora com sete funcionários, sendo dois efetivos e cinco cedidos pelas prefeituras de Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Ingazeira.
“A nossa determinação é de que, a partir de agora, as carteiras de trabalho sejam emitidas e entregues na hora aos trabalhadores que nos procurarem aqui, em Afogados”, disse Geovane.
Em seu discurso, o prefeito José Patriota destacou que a hora é de unir esforços e recursos para melhorar a qualidade de vida dos afogadenses. “Não podemos viver em cima do palanque todo o tempo, a hora é de trabalhar e juntar as forças em prol do desenvolvimento do município para o bem de nosso povo”, disse Patriota elogiando a ação do Superintendente “que entregava uma unidade moderna e pronta para atender os trabalhadores de Afogados”.
“Eu sinto muita felicidade a partir do momento que estou aqui como superintendente do Ministério do Trabalho e que eu posso, tenho o poder de interiorizar as ações para Pernambuco. E olhar para o Pajeú é muito importante, por ser uma região que gera muitos trabalhadores para nosso estado. Essa nova agência chega para facilitar a vida dos municípios através de Políticas públicas, economia solidária, qualificação e mediação entre trabalhadores e empresários”, concluiu Geovane Freitas.(Texto: Paulo Edson – Fotos: Júnior Finfa)