Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

HISTÓRIAS REPARTIDAS

Depois de brindar os amantes da boa leitura com o poético “Perto do Coração” o jornalista Magno Martins presenteia seus leitores com “Histórias de Repórter”, cuidadosa coletânea sobre os bastidores da sua ação jornalística.

Na publicação fica clara e relação que a esmagadora maioria dos nossos governantes exige da imprensa. Quando pretendem que suas ideias e seus projetos alcancem o grande público ficam dóceis e atendem os jornalistas com esmero. Este procedimento vem de longe e é destacado por Samuel Wainer no livro “Minha razão de viver – Memórias de um repórter”, ao detalhar a entrevista a ele concedida por Getúlio Vargas na fazenda “Santos Reis” onde se encontrava no exílio voluntário.

No entanto, quando seus interesses são contrariados ou quando detém altos índices de popularidade rejeitam qualquer tentativa para atender profissionais de imprensa antes paparicados.

Numa época em que as mensagens curtas dos blogs substituem as grandes reportagens e as entrevistas estruturadas uma publicação com a riqueza de detalhe apresentada pelo jornalista afogadense ganha relevância histórica.

Em um país que despreza seus registros históricos uma obra com esta característica apresenta-se como verdadeira relíquia e fonte de pesquisa para neófitos da profissão.

De forma exemplar, Magno apresenta fatos angariados na sua convivência com protagonistas nos cenários políticos e artísticos nos últimos trinta anos, dando clareza a detalhes mantidos a sete chaves em seu rico arquivo particular.

O livro, com a linguagem que caracteriza o blogueiro pernambucano, merece ser arquivado junto da obra de Sebastião Nery “A eleição da reeleição” por narrarem “pérolas” dos nossos políticos e serem assinadas por corajosas figuras do jornalismo nacional.

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments