Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

AJUDA INDEVIDA?

A crise que atualmente esmaga as perspectivas de um futuro melhor na Venezuela deriva da uma escolha equivocada dos Governos Chaves-Maduro para minimizar o fosso social daquele país.

O modelo, com largo apelo social, denominado de bolivariano tinha um dos eixos a inclusão social aliada à distribuição de benefícios sociais com recursos oriundos das receitas do petróleo. Os defensores da prática dizem que o renda de um país precisa alcançar todo povo dando oportunidade aos excluído até então.

Com todo respeito aos que assim pensam, destaco que esta escolha por mais justa que pereça ser tem vida curta. A fonte de renda distribuída sem reciprocidade vicia e cria uma espiral negativa. Todo recipiente de onde as retiradas são superiores as entradas caminha para o esvaziamento.

Vi em Caracas e em La Guaíra, capital do estado de Vargas e importante porto venezuelano, quanto à política chavista herdada com ênfase por Maduro foi nociva. Na periferia de referidas cidades acumulam-se problemas que numa escala geométrica agrava o desnível social que o regime dizia combater.

A distribuição incontrolada de benefícios sociais sem que os beneficiários retribuam com produção de bens ou serviços que guardem compatibilidade com os recursos recebidos é caminho tortuoso que alguns governantes teimam em percorrer.

Em qualquer país é possível aliar a distribuição de renda com geração de receitas. Os ensinamentos do associativismo e do cooperativismo estão aí para serem aplicados. Já atuei nessa área e posso afirmar com total segurança que sendo a “utopia” substituída pelo “pragmatismo” a fonte geradora das receitas distribuídas torna-se sustentável.

O nosso vizinho caribenho tem cura? Sim, para isto é necessário que a lógica econômica do “pragmatismo” tome o lugar da “utopia bolivariana” e o país volte a produzir receitas para suporta às políticas sociais.

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments