Para assegurar o recebimento dos recursos das emendas parlamentares, os prefeitos e as entidades indicadas por eles devem apresentar as propostas e os planos de trabalho até o fim desta quarta-feira (29). O encerramento do prazo provoca correria nas prefeituras e nos gabinetes dos deputados em Brasília. Quem não apresentar as informações, poderá perder a oportunidade de receber os investimentos.
Cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas de execução obrigatória (impositivas), no valor global de R$ 15,3 milhões. Metade destes recursos é destinada para ações e serviços públicos de saúde. O deputado Danilo Cabral, por exemplo, destinou suas emendas para 17 municípios do Estado. Além das cidades, vão receber recursos o Governo do Estado, entidades sociais e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
As propostas e os planos de trabalho serão analisados por órgãos e entidades da administração pública federal. Até o dia 10 de abril, os prefeitos terão resposta sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de complementação ou ajustes da documentação enviada.