O secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, participou, nesta segunda-feira (13), na Valexport Petrolina, de uma reunião sobre a fruticultura irrigada e outros assuntos relacionados à economia do Vale do São Francisco. O encontro foi convocado pelo secretário e teve como objetivo ouvir as demandas dos produtores locais para que o Governo do Estado estude a melhor maneira de atuação no sentido de fortalecer a região.
“Ouvimos diversas sugestões dos produtores e iremos levar os pleitos adiante. Entre eles está a possibilidade de um decreto para priorizar o registro de agrotóxicos de algumas culturas e nós vamos tratar posteriormente com o Ministério da Agricultura”, adiantou Raul Henry. A interlocução com o Governo Federal faz parte de uma série de ações para destravar projetos e fazer com que Pernambuco continue investindo mesmo em um cenário de crise.
“Vivemos a maior recessão econômica da história do país, mas a boa notícia é que há um sentimento de que o pior momento passou. Há 20 dias converso com empresários que querem trazer investimentos para o Estado ou que já possuem negócio aqui. São grandes multinacionais, todos otimistas com o país”, afirmou o secretário. Ele destacou o avanço no diálogo sobre as reformas Tributária e da Previdência, no âmbito federal, e na negociação para a retomada da autonomia do Porto de Suape e das obras da Transnordestina, no que diz respeito aos benefícios diretos para Pernambuco.
Além do secretário e vice-governador Raul Henry, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho; de Lagoa Grande, Vilmar Capelaro; de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti; de Afrânio, Rafael Cavalcanti; de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes; além do deputado federal Guilherme Coelho, do deputado estadual Odacy Amorim, do presidente da AD Diper, Jenner Guimarães, do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e do diretor de Gestão Portuária do Complexo de Suape, Paulo Coimbra. Também marcaram presença representantes do Sebrae e do Banco do Nordeste.
Esgotamento – Pela manhã, Raul Henry participou de evento para assinatura de convênio de R$ 5 milhões entre a Prefeitura, a Codevasf e Compesa. A iniciativa vai levar esgotamento sanitário ao bairro de Jatobá e urbanizar a estação de tratamento de esgoto centro. Além de Henry, a solenidade contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o prefeito Miguel Coelho, o senador Fernando Bezerra Coelho, os deputados federais Gonzaga Patriota, Guilherme Coelho, João Fernando Coutinho e Creuza Pereira, a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Em seguida, o vice-governador e secretário da SDEC esteve no ato de regulamentação da lei de renegociação da titulação e k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura) dos produtores rurais, na comunidade N-3.