O governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (13.02), da cerimônia de inauguração do novo espaço do Porto Digital, localizado na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. O sobrado, que foi restaurado com recursos do Governo de Pernambuco e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reunirá iniciativas de empreendedorismo, economia criativa e fabricação digital do parque tecnológico, buscando estimular as conexões entre empreendimentos inovadores. Na ocasião, Paulo ressaltou a importância da parceria com o parque tecnológico no desenvolvimento do setor no Estado.
“A gente fica muito orgulhoso de participar de momentos como esse que representam bem o potencial da economia do conhecimento, da economia criativa que o nosso Estado tem desenvolvido. E isso também tem sido um diferencial importante para Pernambuco. Estamos cada vez mais mostrando ao Brasil a força do nosso trabalho na educação, assim como na área de ciência, tecnologia e inovação. E isso só é possível porque nós conseguimos trabalhar juntos com parceiros como o Porto Digital que acreditam no valor da educação como elo transformador dessa e das próximas gerações”, declarou o chefe do Executivo estadual.
Com aporte de R$ 1,1 milhão do Governo de Pernambuco e R$ 8,8 milhões do BNDES, o novo espaço do Porto Digital possui uma área de 1.500 metros quadrados (m²) e abriga um auditório com capacidade de até 100 pessoas, galeria de artes digitais com 90m², incubadora de startups com 85 pontos de coworking, design center com capacidade para 20 pessoas para atender até seis projetos simultâneos e uma sala de formação com capacidade para 20 pessoas. O L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, espaço do Porto Digital para fabricação digital, internet das coisas (IoT) e impressão 3D também está instalado no novo prédio, ocupando uma área ainda maior.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, revelou sua alegria em inaugurar mais um espaço do parque tecnológico e agradeceu as parcerias firmadas com as instituições públicas. “Vamos, a partir deste novo prédio, trabalhar a inovação e o empreendedorismo na criação de novos negócios, novas oportunidades. Quero agradecer a todos aqueles que acreditam e apostam seus sonhos e desejos futuros na esperança de que, empreendendo, nós vamos ajudar o Estado a crescer e se desenvolver cada vez mais”, registrou.
O restauro do sobrado foi dividido em duas etapas. Entre julho de 2014 e abril de 2015, primeira fase, foram restauradas as fachadas, esquadrias, gradis e cobertas. A segunda fase foi realizada entre outubro de 2015 e janeiro de 2017, compreendendo as construções internas, instalações hidráulicas, elétricas e de rede, equipamentos e mobiliário. Durante a obra, foram gerados mais de 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos.
Participaram do evento ainda a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro; o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Romero Wanderley Guimarães; o cônsul-geral da Argentina, Jaime Besserman, além dos deputados Waldemar Borges (estadual), Betinho Gomes (federal), Luciana Santos (federal) e Daniel coelho (federal).