Home » Sem categoria » PARCERIA ENTRE GOVERNO DE PERNAMBUCO E OPERATION WOLK CHIGACO POTENCIALIZA ATENDIMENTO CIRÚRGICO EM MUTIRÃO

PARCERIA ENTRE GOVERNO DE PERNAMBUCO E OPERATION WOLK CHIGACO POTENCIALIZA ATENDIMENTO CIRÚRGICO EM MUTIRÃO

CABO2Em visita ao Hospital Dom Helder Câmara, localizado no Cabo de Santo Agostinho – Região Metropolitana do Recife, o governador Paulo Câmara acompanhou, na tarde desta quinta-feira (26.01), o último dia do mutirão cirúrgico, promovido em parceria com a instituição americana Operation Wolk. A ação, que teve início no último dia 22, realizou 38 artroplastias (cirurgia de reposição das articulações) de quadril, em pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O chefe do Executivo estadual ressaltou que ações como essa representam bem a força e a importância das parcerias que o Governo de Pernambuco tem buscado em benefício da população.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado por essa instituição, que atua no mundo inteiro, atendendo a população mais carente. E, para nós, é muito gratificante poder oferecer a estrutura e todo o amparo necessário para a realização desses atendimentos. O Governo e a população pernambucana agradecem a toda equipe americana do Operation Wolk. Vamos sempre buscar parcerias como essa”, pontuou o governador.

Durante os cinco dias de mutirão, foram realizados 38 procedimentos cirúrgicos em pacientes que possuíam indicação de artroplastia de quadril e foram previamente selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, 60 voluntários participaram do mutirão. Nesta primeira etapa, as operações serão apenas de colocação de próteses de quadril. Contudo, uma segunda etapa, que vai contemplar pacientes com disfunção articular nos joelhos, está sendo articulada entre o Governo e a instituição para acontecer ainda este ano.CABODiretora e cofundadora do Operation Wolk Chicago, a Dra. Victoria Brander elogiou a equipe e a estrutura do Hospital Dom Helder Câmara. “Em 12 anos de trabalho, depois de ter passado por diferentes lugares do mundo, esse foi, sem dúvidas, o melhor. Toda a equipe que nos recebeu conseguiu antecipar as nossas necessidades, facilitando o nosso trabalho. Nos ofereceu todas as condições necessárias para a realização do nosso trabalho. Pernambuco está de parabéns”, disse.

Feliz pelo reconhecimento, Paulo Câmara afirmou que o Estado continua de portas abertas para o grupo. “Fico contente em saber que a equipe americana vai sair daqui satisfeita com o que encontraram. Pelos depoimentos que ouvimos aqui, hoje, a saúde pública de Pernambuco mostra que, apesar das dificuldades, está no caminho certo”, frisou.

Primeira paciente a ser operada no mutirão, a dona de casa Maria de Lourdes, de 52 anos, moradora de Jaboatão dos Guararapes, confessou sua nova perspectiva de vida após a cirurgia. “A realização dessa cirurgia significou tudo. Deus ouviu as minhas preces. Me operei e não senti nada. Me sinto bem. Esses americanos fazem milagre. Eu andava de bengala e agora vou voltar a ter uma vida normal, com bastante saúde”, exaltou. O mesmo sentimento de gratidão foi compartilhado por José Evaniel, de 35 anos, residente do município de Lagoa do Ouro. “Esperava essa cirurgia há 20 anos, e agora, graças a Deus, estou bem. A perspectiva de vida agora é outra”, afirmou.CABO1

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, parabenizou o trabalho realizado. “Tanto do ponto de vista médico quanto do ponto de vista humano, esta ação é fantástica. Estamos dando uma nova esperança e uma maior qualidade de vida para esses pacientes. Espero que essa parceria possa ser expandida, beneficiando um número cada vez maior de pernambucanos”, frisou.

Ao conhecer o projeto pela Internet, o fisioterapeuta Sandro Ramos, especialista em quadril, logo se ofereceu para voluntariar junto à equipe americana. “Eu me propus a vir para buscar mais experiência, trocar informações com profissionais que vêm de fora, com outras ideias. Eu sabia que ia ser enriquecedor para mim. Mas, quando me deparei com essa missão linda na prática, eu vi que poderia ultrapassar a busca pelo conhecimento e colocar a mão na massa também”, afirmou.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments