Influência dos problemas familiares na aprendizagem da criança
Os problemas são sempre frequentes nas nossas casas e fazem parte da nossa maturidade emocional, social, familiar… Mas o que isso tem haver com a aprendizagem e a educação de nossas crianças? Será que estamos sabendo lidar com eles sem prejudicar a formação de nossos filhos? Quando uma criança vai à escola preocupada com a briga que os pais tiveram no dia anterior, com a dificuldade financeira da família, com a doença do avô ou com tantas dificuldades que falamos e tentamos resolver em sua frente, será que ela terá disposição para entender o que os educadores estão ensinando na escola?
É necessário que os pais saibam a hora, o lugar, o momento de conversar e resolver tais problemas. Os adultos têm suas preocupações específicas e as crianças também tem as delas, que são: a nota da escola, o amigo que emprestou o caderno, a hora de fazer a tarefa de casa, o brinquedo que quebrou, a hora do futebol/natação… Quando sobrecarregamos os filhos com preocupações que não são delas estamos criando uma geração de crianças estressadas, desatentas e hiperativas. Elas não conseguem responder as atividades que são propícias pra sua idade e conseqüentemente não terão maturidade de responder as exigências que a vida trará mais a frente.
É natural que em alguns casos os pais conversem com os filhos mostrando a realidade familiar, porém, em torno desse diálogo é preciso haver confiança, segurança e a certeza de que a responsabilidade de solucionar os problemas não é deles e sim dos adultos. Muitas vezes a dificuldade escolar, está relacionada a problemas familiares que precisam de mais atenção. Pense nisso!
Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.