Desde o meio do ano a Prefeitura de Afogados da Ingazeira coordena um grupo de 12 famílias que atuam na coleta seletiva e reciclagem no município. Todo o material coletado é armazenado, separado e comercializado em um galpão cedido pela Prefeitura, no bairro São Francisco.
Nesse período, os recicladores já coletaram 60 toneladas de material que, sem o trabalho deles, iria fatalmente parar no lixão. No final da manhã de ontem (27), esse trabalho ganhou um reforço de peso.
O Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol entregou, ao lado do Prefeito José Patriota e de representantes da Diaconia, duas máquinas que irão dar mais agilidade e facilitar o trabalho da reciclagem. A Prensa irá compactar todo o papelão coletado, dando mais espaço no galpão para outros materiais. A máquina de fabrico de vassouras irá utilizar as garrafas pet recolhidas para produção de vassouras mais resistentes e duráveis.
As máquinas puderam ser adquiridas graças a um projeto elaborado pela diaconia e a captação de recursos junto ao fundo administrado pela campanha da fraternidade, realizada anualmente pela Igreja Católica.
“No começo do ano, dentro da campanha da fraternidade, tivemos a oportunidade de captarmos recursos para projetos desse tipo. E nada melhor do que poder ajudar aqueles que tiram o seu sustento daquilo que jogamos fora,” afirmou Dom Egídio. O projeto teve orçamento de R$ 19.400,00.
“Mais do que o valor, vale o gesto, vale a integração, a união de propósitos, em um tempo tão adverso. Essa iniciativa irá permitir ganharmos em espaço físico e os catadores a melhorarem a renda,” destacou Patriota.