Fernando Bezerra Coelho e mais 15 senadores nordestinos reuniram-se com o presidente Michel Temer, nesta tarde (29), com o objetivo de definirem soluções para o enfrentamento de uma das secas mais severas da história pela qual o Nordeste deverá passar, nos próximos meses. Durante o encontro, no Palácio do Planalto, Temer garantiu que o governo federal está empenhado para a garantia dos recursos destinados a obras estruturantes e voltadas a ampliar a produção de água na região. Entre elas, os programas de transposição e de revitalização do Rio São Francisco.
Também participaram da reunião, os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e das Cidades, Bruno Araújo. “Tanto o presidente Michel Temer quanto os ministros demonstraram preocupação e muito empenho para que a nossa Região Nordeste atravesse mais esta seca com o total apoio do governo federal”, destaca Fernando Bezerra. O socialista pernambucano foi um dos principais articulares para a realização do encontro de hoje com Temer, que reuniu Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Armando Monteiro (PTB-PE), Benedito de Lira (PP-AL), Deca (PSDB-PB), Edison Lobão (PMDB-MA), Eduardo Amorim (PSC-SE), Elmano Ferrer (PTB-PI), Eunicio Oliveira (PMDB-CE), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), João Alberto Souza (PMDB-MA), José Agripino (DEM-RN), José Maranhão (PMDB-PB), Otto Alencar (PSD-BA), Roberto Muniz (PP-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).
TRANSPOSIÇÃO – De acordo com o ministro Helder Barbalho, o Eixo Leste da Transposição do São Francisco – no trecho entre os municípios de Custódia (PE) e Monteiro (PB) – está programado para ser inaugurado no próximo mês de março. Já o Eixo Norte, segundo Barbalho, deverá ser inaugurado em agosto do próximo ano.
Ao garantir a continuidade de obras hídricas estruturantes – como a Adutora do Agreste (PE), o Cinturão das Águas (CE), as Vertentes Litorâneas (PB) e o Canal do Sertão Alagoano (AL) – o presidente Michel Temer afirmou que os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia já estão levantando as possibilidades financeiras para que o governo dê celeridade às ações de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco. “O projeto, que abrange ações como a recuperação da mata ciliar do rio e a construção de barragens, deverá contar com mais R$ 7 bilhões no decorrer dos próximos dez anos, conforme previu o ministro Helder Barbalho (Integração)”, informa o senador Fernando Bezerra Coelho.