O Instituto Miguel Arraes (IMA) vem externar o seu voto de pesar em razão do falecimento do líder Fidel Castro, que marcou o Século XX e o Século XXI.
Arraes e o comandante Fidel Castro tiveram uma relação de diálogo em alguns momentos importantes ao longo da história e por algumas vezes estiveram pessoalmente.
Quando houve o falecimento de Arraes, Fidel Castro mandou uma coroa de flores para seu sepultamento, uma carta pessoal para a família Arraes e o embaixador cubano no Brasil esteve presente no sepultamento representando Cuba e o povo cubano.
Uma das peças de significado histórico que consta no Instituto Miguel Arraes (IMA) é uma caixa de charutos personalizada, “Do comandante Fidel Castro ao presidente do Chile Salvador Allende”, que foi um presente de Fidel Castro ao presidente chileno Salvador Allende. Arraes esteve com Allende um pouco antes da sua morte.
Allende não fumava e presenteou tal caixa de charutos a Miguel Arraes, cuja peça consta no acervo do Instituto. Arraes fumou alguns charutos e ao saber da morte de Salvador Allende deixou alguns exemplares dos charutos na caixa, de acordo com relato de Magdalena Arraes.
Miguel Arraes trocou algumas experiências com o governo cubano quando governador de Pernambuco sobre o plantio de cana de açúcar e novas tecnologias de refino de açúcar.
O IMA estará enviando, através da embaixada de Cuba no Brasil, uma carta ao presidente Raúl Castro externando seus votos de condolência a família Castro.
Recife 26 de novembro de 2016, Instituto Miguel Arraes-IMA. Antônio Campos Presidente do Conselho Deliberativo. Ano do centenário de Arraes.