Em cartaz, a partir da próxima segunda-feira (17), 18 produções pernambucanas, entre curtas e longas-metragens. As exibições, que acontecem no Cine Teatro Guarany, integram a programação da primeira edição do Circuito Sesc do Cinema Pernambucano. O projeto já passou pelas cidades de Garanhuns, Arcoverde e Caruaru e, de 24 a 29 de outubro, chega a Petrolina, encerrando o circuito pelo interior do estado.
Tanto crianças quanto adultos poderão conhecer, gratuitamente, filmes premiados e conhecidos em todo o país e no exterior. Entre eles, “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho; “Permanência”, de Leonardo Lacca; “Ramo”, de Hugo Coutinho, João Lucas, Pedro Andrade e Rafael Amorim, “Calma Monga, calma!”, de Petrônio de Lorena; e para o público infantil, filmes como “Salu e o Cavalo Marinho”, de Cecília da Fonte, e “Dia Estrelado”, de Nara Normande.
Além do acesso aos filmes, o Circuito Sesc do Cinema Pernambucano leva diretores dos filmes para atividades formativas para interessados em capacitação e maior apropriação sobre a produção da linguagem audiovisual. Em Triunfo, a Oficine – oficina de cinema – aborda o tema: “Roteiro para documentário” e será ministrada por Tuca Siqueira, de 17 a 19. A ação Panorâmica, de 20 a 22, traz palestras com os temas “Cinema de animação”, com Nara Normande, “Cinema e meio ambiente”, com João Lucas, e “Cinema pernambucano: uma perspectiva histórica”, com André Dib. As ações formativas acontecem na Fábrica de Criação Popular do Sesc.