Home » Sem categoria » OS VETERANOS ESTÃO DE VOLTA À CENA POLÍTICA

OS VETERANOS ESTÃO DE VOLTA À CENA POLÍTICA

canEles têm histórias parecidas na política. Não uma história que começou agora, mas que está relacionada aos seus antepassados ou a uma participação em movimento estudantil ou simplesmente ligada às raízes, no sentido de quem contribuiu com o desenvolvimento do lugar onde nasceu. Políticos de carteirinha? Eles dizem que não, tanto que desempenharam e desempenham outras atividades ao longo da vida. “É que a política está no sangue. Corre nas veias o desejo de ajudar as pessoas”, diz o agropecuarista Geomarco Coelho, 50 anos, candidato a prefeito de Dormentes, município de cerca de 20 mil habitantes, no Sertão do Rio São Francisco.

Geomarco não é caso isolado. Marconi Santana, Anchieta Patriota, Yves Ribeiro e Diogo Alexandre, candidatos, respectivamente, às prefeituras de Flores,Carnaíba, Igarassu e Chã Grande, pensam do mesmo jeito.

Em Carnaíba, a 417 quilômetros do Recife, o ex-prefeito Anchieta Patriota é ostulante à prefeitura do município. Veterano, o médico de 59 anos, inscrito há 25 anos no Partido Socialista Brasileiro (PSB), governou a cidade no período de 2005 a 2012. O aprendizado político deu-se quando fazia parte do movimento estudantil no início dos anos 1980. No currículo, tem ainda a seu favor o fato de ter sido vereador mais votado de Carnaíba em 2000 e em 2002 chegou a candidatar-se a vice-governador de Pernambuco na chapa encabeçada pelo engenheiro Dilton da Conti.

Doutor Anchieta, como é conhecido pelos conterrâneos, volta agora a uma nova candidatura num momento em que só se fala em crise. “Momentos de crise sempre ocorreram. Os municípios estão falidos. Tem que haver pessoas que façam esse enfrentamento pela população, pois ela é quem sofre”, expõe o candidato. Como concorrentes na campanha majoritária, o veterano vai se deparar com o ex-prefeito José Francisco Filho, o Didi da Felicidade, pelo PTB, e com
Diógenes Gomes, pelo PV.

FLORES
Educação e saúde são duas áreas que o candidato à Prefeitura de Flores, no Sertão do Pajeú e vizinha de Carnaíba, Marconi Santana, 49 anos, acredita que exigem novos investimentos no município. O empresário, vinculado ao PSB, tem o aprendizado político dentro da própria família. O pai, Wilson Florentino Santana, foi deputado estadual por três mandatos nas décadas de 1950 e 1960.

Marconi foi vereador em sua cidade, duas vezes, entre os anos de 1989 a 1996, e prefeito por dois mandatos de 2005 a 2012. Ele tem discutido projetos que podem ser aplicados ao município, como a geração de emprego e renda. O veterano terá pela frente uma forte adversária, a prefeita Soraya Morioka (PR), que tenta a reeleição. Quando disputou a prefeitura pela primeira vez, Soraya o derrotou.

IGARASSU
“Diga ao povo que volto para o bem”. O que poderia servir como slogan de campanha na verdade é apenas uma das muitas frases de efeito daquele que tem mais de 20 anos dedicados à política. Aos 67 anos, Yves Ribeiro (PSB) volta à cena, depois de um longo período de descanso, concorrendo à Prefeitura de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O veterano e sua equipe estão nas ruas do município, visitando todos os bairros. Paralelamente, uma equipe de pesquisadores tem levantado as necessidades da comunidade.“Os projetos surgem da necessidade do povo”, acredita Yves Ribeiro. Em Igarassu, o pleito municipal em 2016 promete ser dos mais disputados com a concorrência do atual prefeito Mário Ricardo (PTB), que busca a reeleição, e do também ex-prefeito Gesimário Baracho (PMDB).(Por: Sebastião Araújo – Diario de Pernambuco)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários