O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve esta quarta-feira (17) no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paulo Câmara e representantes dos 12 povos indígenas do Estado, que solicitam melhorias em suas comunidades. O foco principal da pauta de reivindicações das etnias são questões educacionais.
Após ouvir as lideranças, o governador determinou a criação de uma estrutura permanente de diálogo com os povos indígenas. Tal estrutura fará parte da Secretaria Estadual de Ressocialização e terá o secretário da pasta, Isaltino Nascimento, como coordenador dos trabalhos.
Uma força tarefa que irá abranger diversas secretarias – Transportes, Agricultura, Saúde, Educação e Direitos Humanos – irá se empenhar na elaboração de um Plano Estadual dos Povos Indígenas de Pernambuco, um conjunto de leis, políticas públicas, ações, metas e orçamento que será encaminhado para a Assembleia Legislativa.
“Na vice-liderança do Governo na Alepe, empenharemos nossos esforços a fim de contribuir para a implementação de tais ações o mais breve tempo possível”, afirmou o deputado.
As 12 etnias indígenas do Estado compreendem os povos entre serras (Tacaratu, Petrolândia e Jatobá), pankararu (Petrolândia e Tacaratu), xukuru (Pesqueira), kambiwá (Ibimirim, Inajá e Floresta), kapinawá (Buíque), atikum (Carnaubeira da Penha), truká (Cabrobó), tuxá (Inajá), pipipã (Floresta), pankará (Carnaubeira da Penha e Floresta), pankaiwká (Jatobá) e fulni-ô (Águas Belas).