Uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai aumentar a vigilância nas ruas da cidade. A partir da assinatura de um protocolo de intenções com a administração local, nesta sexta-feira (12.08), o governador Paulo Câmara garantiu a integração das câmeras de segurança do município da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). Essa medida foi anunciada durante a entrega de um sistema municipal de videomonitoramento, que contempla 15 equipamentos em Prazeres. O anúncio aconteceu um dia após o chefe do Executivo estadual entregar 100 novas viaturas à Polícia Militar do Estado.
Paulo Câmara agradeceu o esforço do Poder Municipal para ampliar a segurança pública no município, destacando a realização de parcerias com as prefeituras do Estado como essencial para a construção de uma cultura de paz. “Com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento, Jaboatão dá uma contribuição decisiva para melhorar a segurança na Região Metropolitana. O Pacto pela Vida é uma política que, por dez anos, fez os índices de violência despencarem no Estado. E que busca, por meio de parcerias, melhorar a segurança em todas as regiões e termos um Pernambuco com mais paz”, frisou.
O governador também lembrou de outros investimentos feitos na segurança de Jaboatão dos Guararapes, como a implantação do 25º Batalhão da Polícia Militar e de outras duas delegacias da Polícia Civil. Essa estrutura foi viabilizada devido à uma doação de três prédios pela administração municipal. “É uma integração que nós queremos repetir em outras regiões do Estado “, afirmou Paulo. A criação do novo batalhão já foi autorizada por Lei. Após esse processo de criação da sede, basta um decreto do Executivo estadual para a nomeação dos oficiais, que será feito tão logo seja possível realizar novas contratações.
O documento assinado nesta sexta assegura a ativação de um canal entre as estações de monitoramento do Estado e as da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, dentro de seis meses. A medida visa agilizar a chegada das viaturas no local das ocorrências, elevando a qualidade do policiamento na região. O secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, listou outros investimentos feitos pelo Estado na localidade. “Dos mil PMs nomeados ano passado, 320 foram lotados no Jaboatão. Além disso, o município também recebeu mais viaturas da PM do que outro localizado na RMR, porque entendemos a urgência”, pontuou Carvalho.
Para o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, a entrega de novos equipamentos de videomonitoramento é um avanço para a administração. “Nós conseguimos agregar tecnologia ao serviço de segurança. Desta forma, vamos ter mais qualidade no combate à criminalidade”, frisou, assegurando que, até dezembro deste ano, o município terá 37 câmeras integradas ao CIODS. A implantação do sistema de monitoramento do Centro de Jaboatão já contribuiu para a redução dos índices de violência no bairro.
Frequentadora assídua da praça localizada no Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, Iracema Prazeres afirmou que as câmeras proporcionam uma sensação de segurança. “Antes, a gente vinha fazer exercícios com um certo receio. Hoje, estou bem tranquila porque sabemos que tem alguém olhando por nós”, garantiu a aposentada, que faz aulas de dança toda a semana no local. “Essa integração com a central do Estado representa mais segurança ainda para todos nós”, completou Iracema, que esteve acompanhada de seu grupo de dança.
Também participaram da entrega o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Carlos D´Albuquerque Maranhão; o chefe da Polícia Civil, o delegado Antônio Barros; o chefe da Casa Militar, o coronel Eduardo Pereira; além de secretários da administração municipal.