Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x6001Você conhece o Estresse Pós-Traumático?

Esta semana iremos falar sobre um tema também relacionado à ansiedade, porém com causas bem específicas, a Síndrome Pós Traumática ou Transtorno de Estresse Pós Traumático, um distúrbio caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em resposta a uma situação traumática externa, em que a pessoa foi testemunha ou vítima de alguma ação ameaçadora.

É comum vermos nos telejornais sinais de violência física, sequestro, assalto, estupro, terrorismo, tortura, acidentes, catástrofes naturais. São situações que podem gerar traumas àqueles que passam por elas. No momento em que a pessoa se recorda do acontecimento, ao longo dos dias, meses ou anos, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação desencadeia várias alterações que afetam a saúde da pessoa.

Os sintomas são: pesadelos e lembranças espontâneas dos fatos; fuga dos lugares ou de qualquer elemento que faça lembrar do trauma; diminuição da afetividade por lugares e pessoas que antes faziam sentir-se bem; dificuldade para dormir; pânico (taquicardia, sudoreses, medo de morrer); falta de concentração, irritabilidade, constante estado de alerta, sentimentos de negatividade, de perda e de impotência.

O fato de vivenciar um momento traumatizante ou se sentir com alguns dos sintomas mencionados torna necessária a procura de um profissional especializado. A terapia ajuda o indivíduo a encarar o dia a dia mesmo diante do trauma; isto é, sabendo que ele existe e que é preciso aceitá-lo para, assim, saber lidar com o mesmo de maneira mais segura e confiável. Auxilia também na ressignificação da história vivida e na busca da autonomia no equilíbrio das emoções.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários