Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Alienação Parental e suas Conseqüências aos filhos

A Alienação Parental se caracteriza quando há o comprometimento do âmbito familiar diante de uma separação conjugal, sendo o objetivo principal de um dos genitores descaracterizar o olhar dos filhos sobre o outro, atribuindo a este características desmoralizantes. O pai (ou a mãe) se utiliza de abusos emocionais, psicológicos, ou mesmo físicos sobre a criança, na tentativa de força-la a evitar contato com o outro. A Alienação Parental pode ser exercida não só pelos pais, mas também por avós, tios e irmãos.

Em meio aos conflitos e abusos desse genitor, a criança tende a se apegar excessivamente ao mesmo, de maneira forçada, mas sem se dar conta disso.Um dos pais, por não conseguir superar o luto da separação, utiliza-se dos filhos como chantagem emocional ou como um prêmio de vitória. As atitudes de denegrir o outro fazem surgir sofrimento e trauma não somente ao filho, mas também a todos daquele ambiente familiar. Isso ocorre porque o antigo sentimento de amor de um genitor para com o outro acaba sendo substituído pelo de ódio.

Quando o alienador alcança seu objetivo, acaba não percebendo que a não interação do filho com o outro pode lhe causar sofrimentos e rupturas traumáticas, prejudicando assim, a socialização, o desenvolvimento da personalidade, a autonomia e, inclusive, podendo levar o filho a se distanciar do próprio alienador, pois com o tempo ele passará a entender os motivos pelos quais foi afastado do pai (ou da mãe). Todo esse mecanismo causa ansiedade, angústia, tristeza profunda por ter sido cortado o laço de afeto com o outro genitor.

Nessas circunstâncias, a atuação de uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e, em alguns casos, até mesmo de psiquiatras, facilitará um diagnóstico. O acompanhamento terapêutico para pais e filhos evita que se criem novos traumas, pois a família precisa de todos os seus componentes para conseguir desenvolver suas referências, costumes, condutas, permitindo, assim, que todos os componentes sintam-se integrados e protegidos na sociedade.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários