Home » Sem categoria » IPOJUCA REPLICA MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA DO ESTADO

IPOJUCA REPLICA MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA DO ESTADO

IPOApós lançar o Programa Educação Integrada de Pernambuco, nesta terça-feira (28), no Recife, o governador Paulo Câmara seguiu para Ipojuca, na Região Metropolitana, onde participou da inauguração de mais um equipamento que vai reforçar o modelo de ensino integrado no Estado: a Escola Municipal Integral Eduardo Campos. Localizada no distrito de Nossa Senhora do Ó, a unidade tem capacidade para atender 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com carga horária de oito horas/dia. Acompanhado do prefeito Carlos Santana e do Chefe de Gabinete e filho do homenageado que dá nome ao prédio, João Campos, Câmara aproveitou a ocasião para inaugurar também um memorial que conta a história do ex-governador, através das ilustrações do artista Bertone Balduíno.

Para Câmara, o novo espaço, além de contribuir para o fortalecimento da educação básica no município, vai oferecer melhores condições aos estudantes que estão se preparando para o Ensino Médio. “Ficamos muito felizes em ver os municípios adotarem esse método integrado que vai fazer a diferença na vida acadêmica desses alunos. Eles precisam dessa preparação para enfrentar os desafios futuros. Desafios que cobram dos jovens uma boa base escolar para se inserir no mercado de trabalho”, pontuou. Durante sua fala, o gestor defendeu o quanto seu antecessor representou e representa para o povo pernambucano. “Eduardo revolucionou a educação do Estado quando priorizou a ampliação o sistema educacional de tempo integral, fazendo com que a nossa educação fosse exemplo para o Brasil. E isso se reflete hoje nessa inauguração”, destacou.

A escola, que é a primeira de tempo integral em Ipojuca, contempla 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, auditório, espaços administrativos e laboratórios de ciência, matemática e informática; além de lousas interativas que permitem aos educadores a abordagem dos conteúdos com mapas, gráficos e ilustrações, contribuindo para uma melhor formação intelectual através da inclusão digital. Os estudantes contarão ainda com uma horta irrigada, área de convivência com playground, três refeições diárias e material didático completo.

“Agora eu posso sonhar com um futuro melhor para a minha filha. Apesar de muito nova, ela é aplicada e vai saber aproveitar o ensino de qualidade oferecido aqui. Fico feliz em saber que ela está tendo a oportunidade que eu não tive”, declarou, emocionada, a dona de casa Valquíria Lúcia, mãe da aluna Kauani Bárbara, de seis anos, matriculada na turma do 1º ano.IPO1Ao destacar a importância das ações realizadas por Eduardo Campos na valorização da educação em Pernambuco, o prefeito Carlos Santos salientou o empenho da gestão atual na continuidade do trabalho integrado. “Nada mais gratificante do que homenagear aquele que tanto fez pelo desenvolvimento do nosso Estado. Hoje, temos a felicidade de entregar uma escola moderna, com uma estrutura física e pedagógica que condiz com o que ele pensava e idealizava para os nossos estudantes. E isso só foi possível porque nós não desistimos desses ideais. O Estado tem apoiado cada vez mais os municípios na promoção do ensino de qualidade”, salientou o gestor municipal.

MEMORIAL – Instalado no pátio de convivência da unidade, com 10m x 2,5m de extensão, o equipamento retrata, através de uma linha do tempo, a história de Eduardo Henrique Accioly Campos desde o seu nascimento. Revela os tempos de menino, o estudante de economia, sua convivência com o avô Miguel Arraes; Eduardo pai, homem público, secretário da Fazenda, deputado estadual, governador e candidato a presidente da república.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – O dia marcou outra grande obra para o município. No ato, Paulo assinou a ordem de serviço para a construção do Sistema de Abastecimento de Água do loteamento Canoas, em Nossa Senhora do Ó. O empreendimento receberá um aporte de 1,6 milhão e vai beneficiar cerca de 27 mil pessoas. Serão implantados um total de 11,5 km de tubulações e 2,7 mil ligações domiciliares de água.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a ação é mais um exemplo da preocupação do Governo de Pernambuco com o crescimento sustentável dos municípios. “A nossa preocupação é que os impactos negativos do crescimento sejam menores do que os benefícios que essas obras oferecem. Com essa intervenção, o abastecimento hídrico local será ampliado, trazendo as águas de Suape e duplicando a oferta de água para a população de Nossa Senhora do Ó”, afirmou.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários