Home » Sem categoria » GONZAGA PATRIOTA PEDE APOIO AO MINISTRO FERNANDO FILHO PARA INTERLIGAÇÃO DO RIO TOCANTINS COM O SÃO FRANCISCO

GONZAGA PATRIOTA PEDE APOIO AO MINISTRO FERNANDO FILHO PARA INTERLIGAÇÃO DO RIO TOCANTINS COM O SÃO FRANCISCO

GONZAA luta pela interligação das bacias do Rio Tocantins com o Rio São Francisco continua. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) levou seu pleito ao atual ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB) e voltou a defender que a única maneira de escapar de uma grave crise hídrica é investir no seu Projeto de Lei 6569/13 que trata justamente sobre a interligação do rio Tocantins com o São Francisco.

O deputado lembrou que o ano passado o Lago de Sobradinho quase entrou em colapso, chegando a 1% de seu volume útil, o menor nível já registrado pela represa e que este ano o volume de água voltou a cair.

“Tivemos uma reunião com o ministro Fernando Filho e eu levei minha preocupação em relação ao Rio São Francisco. Temos que ter uma maior agilidade na implantação do meu Projeto de Lei. O rio está morrendo, o ano passado chegou a atingir 1% do seu volume e agora já voltou a cair, perdemos quase 5% já este ano”, alertou.

E completou: “ Você [Fernando Filho] está com o ministério de Minas e Energia e como a gente vai produzir energia se esse rio morrer? Precisamos levar água do Rio Tocantins para o Rio São Francisco. Esta interligação dos rios tem que ser urgente, não vamos esperar o fim do rio para começar a resolver o problema”, disse.

De acordo com o parlamentar, o Rio Tocantins possui 10 vezes mais água que o Rio São Francisco e o valor estimado da obra seria R$ 2 bilhões de reais.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments