O governador Paulo Câmara participou, nesta quarta-feira (18.05), da abertura da feira internacional de turismo Destination Brazil Travel Mart, que acontece até esta quinta em Porto de Galinhas, Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A mostra tem o objetivo de fomentar negócios para o Nordeste e disseminar os atrativos dos estados, especialmente para o mercado internacional. Acompanhado do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, auxiliares e membros do trade, o gestor estadual destacou o potencial de geração de emprego e renda desse setor.
“O turismo é uma atividade que pode contribuir nesse momento que nós estamos precisando gerar renda, emprego e melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Nós temos que colaborar com o setor investindo na infraestrutura e na capacitação destes profissionais”, observou o governador. Paulo pontuou ainda que a atividade tem potencial para ajudar o Brasil a voltar a crescer. “O turismo está sintonizado com a recuperação que o Brasil precisa ter”, afirmou Câmara.Para o ministro Henrique Eduardo Alves, diante do cenário de restrições orçamentárias, é importante que o Brasil impulsione o desenvolvimento de uma agenda econômica voltada para o segmento. “O turismo é uma atividade de maior custo-benefício. O setor tem essa capilaridade para gerar emprego e renda com mais rapidez, sobretudo, em regiões como o Norte e o Nordeste que precisam desse apoio para o seu crescimento regional”, sublinhou o ministro.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, completou os pronunciamentos dizendo que turismo é um grande trunfo para vencer os desafios. O auxiliar de Paulo Câmara informou que, em 2015, o Nordeste teve um acréscimo de 20% no fluxo de visitantes. Ele pontuou também que, apesar da grave crise financeira, o turismo interno está aquecido. “O Nordeste é a grande jóia do turismo brasileiro. Em 2015, 45% dos brasileiros escolheram a região como destino turístico, representando um aumento 20% em relação ao mesmo período do ano passado, e nós temos que aproveitar”, comentou Felipe.Paulo reiterou que a maior qualidade do povo nordestino é a receptividade e que quando o turista chega a um destino, além de estrutura, ele quer ser bem atendido. “Se ele gosta, ele volta e fala bem. Então, a gente quer preparar o Estado para continuar recebendo muitos turistas, para que eles saiam daqui falando bem do nosso povo”, garantiu o governador.
MERCADO INTERNACIONAL – Para divulgar destinos e ações locais, o Governo do Estado disponibilizou um amplo estande e profissionais para tirar as dúvidas dos visitantes. Além disso, a feira conta com a presença dos nove estados do Nordeste, que, juntos, vão participar de diversas rodadas de negócio voltadas para o segmento. A expectativa é que a mostra movimente R$ 200 milhões em transações comerciais para toda a região e ainda divulgue os participantes para o mercado internacional.
O presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Marcos Tiburtius, que, juntamente com a Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB) promove a mostra, destacou que a região tem condições de competir com o mercado internacional e afirmou ainda que a feira surge com a tarefa de potencializar esse trabalho. “Está tudo bem montado e bem feito. Nós acreditamos que essa feira será um sucesso em todos os sentidos”, assegurou Tiburtius. A realização do evento teve o apoio do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das prefeituras do Ipojuca e do Recife, além da companhia aérea de Portugal (TAP).Uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca encerrou a solenidade que contou ainda com a presença do secretário de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Camilo Simões; o presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Nelson Pelegrino; o presidente substituto da Embratur, José Antonio Parente; o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana; e a deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana.