Na manhã de ontem (19), a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promoveram encontro regional com gestores, representantes e secretários municipais, no auditório da Secretaria da Educação do município do Cabo de Santo Agostinho. O intuito da reunião foi o de retomar o diálogo com a Celpe e aprofundar as questões abordadas na Assembleia dos Prefeitos, realizada no dia 29/02.
Na abertura, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, fez um breve resgate de como o debate entre a Celpe e os municípios melhoraram com a mudança da diretoria da Companhia, fazendo uma autocrítica em relação à sua postura nas antigas gestões. De acordo com Patriota, “O objetivo da Amupe é buscar alternativas e ações conjuntas. Eu me comprometi, no meio dos antigos impasses com a Celpe, de abrir o espaço para diálogos que possam beneficiar a população”.
Hélio Rafael, superintendente da Celpe, reforçou a nova postura da Companhia, que se compromete ao diálogo aos assuntos que não eram de entendimento da instituição, o que ainda hoje acarreta em problemas para os municípios. “O que faz com que a Celpe cumpra sua função é a compreensão das demandas da população dos municípios no seu dia a dia, que viabilizem nossas ações e serviços, para focarmos nas soluções, e não somente nos problemas”, afirma o superintendente.
Com a apresentação dos presentes no Encontro Regional, a gerente de relacionamentos de clientes corporativos da Celpe, Ana Flávia, salientou a visão da companhia, de ser referência na qualidade de atendimento através do relacionamento próximo e transparente com os clientes, incluindo os municípios do estado de Pernambuco. “Dentro do novo posicionamento estratégico da Celpe, há uma maior aproximação com as prefeituras, por meio do atendimento corporativo, consultorias, gestão de serviços, de relacionamentos e de controle, entre outras possibilidades”.
As principais solicitações feitas pelos clientes e municípios, destacadas pela gestora de Processos de Iluminação Pública da Celpe, Ana Cristina, foram as ligações novas e alteração de cargas com obra, o deslocamento de redes de distribuição e os novos modelos de levantamento e atualização de iluminação pública. Dentre os serviços oferecidos pela Companhia para os municípios, se destacam as consultorias gratuitas, a disponibilização de analistas dedicados exclusivamente ao relacionamento com o Poder público Municipal, palestras ligadas às pautas e demandas sobre energia, e ações sociais, serviços comerciais e campanhas sócio-educacionais.
Após a exposição de ações e reuniões anteriores com os municípios de Ipojuca, Itapissuma, Buíque e Toritama, foi apresentada uma proposta de curso de capacitação para gestão de IP, que poderá ser sediada na sede da Celpe ou na Amupe. O objetivo da iniciativa é de ampliar os conceitos e conhecimentos práticos sobre o tema, por meio da orientação de gestores e servidores das prefeituras, que abordem os aspectos legais, procedimentos comerciais, gestão de cadastro do IP, padrões e técnicas de trabalho, dentre outros tópicos.
A parte final do encontro foi dedicada para as dúvidas dos gestores e representantes presentes em relação às práticas da Celpe. O momento reflete a nova postura da Companhia, de maior diálogo com os municípios, que puderam apresentar as dificuldades e desafios enfrentados por eles, que possibilitem a resolução de questões como o corte no fornecimento de energia dos prédios públicos, a transparência na arrecadação da CIP e das informações relacionadas à fatura da iluminação pública, além de respostas às demandas dos municípios de forma a não prejudicar a prestação de serviços públicos e da população. Nesse contexto, a Amupe se compromete em coletar essas informações de forma mais precisa para encaminhar à Celpe, através do e-mail secretariaexecutiva@amupe.org.
Dentro dos próximos dias, serão divulgadas pela Celpe e pela Amupe as datas e locais para as próximas reuniões com as prefeituras.(Texto e fotos: Gustavo Augusto)