A Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia – SAPECAS, através do coordenador Josessandro Andrade agradece à Prefeitura de Sertânia, através das Secretarias de Cultura e Finanças, o apoio dado à III Recitânia – Encontro de Poetas e Artistas de Sertânia e Região. O evento cultural, tradicionalmente realizado no Sábado de Aleluia, reuniu atrações de Sertânia, Monteiro, Pesqueira, Arcoverde, Buique e Tabira.
A Recitânia foi um verdadeiro sucesso, com participação dos poetas Guri, Flávio Magalhães, Antony Patricio Freire, Josessandro Andrade, Ivon Rabelo, Gabriel Oscar, Espedito Matos, Carlos Henrique Sierra, um dos homenageados ao lado de Antônio Amaral, Vasconcelos de Sertânia, Tarciso Junior, Tiago Patriota, Rômulo Campos, César Amaral, declamador Beato Vicente, poetisa e compositora Ismênia Theresa, cantor e compositor Zé Luiz e o Candeeiro Encantado, cordelista Diosman Avelino, declamador Aldo Berto, e as poetisas Lay Santos e Cleia Camelo.
O evento foi encerrado com a Escola de Violão de Sertânia e os poetas Edison, Leandro Vaz e o cantor George Silva fazendo uma pequena participação. Nomes de impressão marcaram presença na platéia como a Cantora Nena Queiroga, o escritor e poeta Ésio Rafael, o Compositor Édison Sertânia, a contadora de histórias Gisélia Lima e o cantor e compositor André Pinheiro.
Além das apresentações, o evento contou com Mercado Cultural, vendendo Livros, CDs, cordéis e DVDs. “O apoio da prefeitura foi fundamental para montarmos a estrutura do evento, como palco, barracas, sonorização, alimentação dos participantes, além de material e mão de obra para incrementar o novo visual interno da Casa dos Poetas”, destacou Josessandro Andrade. A Secretaria de Cultura de Sertânia também contribuiu para a Recitânia enviando a Escola Municipal de Sanfona e a Escola Municipal de Violão.
“A SAPECAS também agradece aos poetas e artistas de Sertânia e de outras cidades que participaram gratuitamente do evento, possibilitando a efetivação deste grande encontro artístico. É uma festa, é uma confraternização desses artistas, é a páscoa dos poetas”, define Wilton Augusto, cordelista e apresentador da Recitânia.
Casa dos Poetas – A Recitânia foi realizada na Rua das Tabocas , em frente a Casa dos Poetas. Lá funciona a Sede da SAPECAS , que possui acervo da Poesia sertaniense, poemas de poetas de Sertânia, ilustrados nas paredes, Cordelaria Genival Pereira (Gato Novo), Museu da Poesia, xilogravuras e mesa de leitura, além da Loja da SAPECAS.
O espaço recebeu uma repaginação visual feita pelo artista plástico Wilton Augusto, constituindo-se num ponto turístico de pesquisa de professores e estudantes, além de visitação do público em geral. No local também funciona um restaurante.
“Queremos agradecer ao Prefeito Guga Lins e ao secretário João Lúcio pelo esforço que tem feito em apoiar nossos eventos e ações. Sabemos das dificuldades financeiras, mas com boa vontade tudo se resolve e acontece. A Prefeitura de Sertânia é uma parceira importante em nossos projetos, dando novo ímpeto à cultura sertaniense. Aproveitando a ocasião, convidamos a população para conhecer a nova Casa dos Poetas”, afirmou Josessandro Andrade.