Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

ADEMARPADRE CÍCERO

A revista Família Cristã número 963, de março de 2016, trouxe longa reportagem sobre a reconciliação da igreja com o Padre Cícero Romão Batista. Na chamada de capa registra: “A fé venceu a incompreensão, Padre Cícero, santo pelo povo, é reconciliado pela Igreja Católica”.

O processo, segundo o texto, foi reaberto no início do século XXI após o cardeal Joseph Ratzinger pedir informações ao bispo do Crato. Na época o religioso alemão exercia o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, portanto, antes de assumir o papado em substituição a João Paulo II.

A decisão do Vaticano comunicada a Dom Fernando Panico bispo do Crato, lavrada em carta de dezembro de 2015, sob a orientação do Papa Francisco, foi festejada pelos romeiros do Padim Ciço e reparou tardiamente as penas imputadas ao sacerdote cearense.

Os algozes do Padre Cícero sob o manto da hierarquia da Igreja Católica não perdoaram a insistência do sacerdote na defesa dos fenômenos ocorridos em Juazeiro do Norte a partir do dia primeiro de março de 1889, envolvendo a beata Maria de Araújo.

O livro “Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão”, do jornalista Lima Neto aponta exageros verificados na condução dos processos movidos contra Padre Cícero. O empenho de Dom Joaquim José Vieira, autoridade maior da igreja no Ceará na época, para impedir que o “milagre de Juazeiro” fosse reconhecido pela Igreja recebeu apoio de figuras destacadas do clero e da política.

O cardeal Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, que deu todo apoio a Dom Joaquim, chegou a afirmar que o caso de Juazeiro era obra do Satanás uma vez que fomentava a histeria e o fanatismo.

Com o posicionamento atual da Cúpula da Igreja Católica os processos de beatificação e santificação de Padre Cícero ganharão impulso. Como as mentes e os corações dos devotos já outorgam tais títulos ao Padim Ciço a legitimação por parte do Santo Ofício seria a vitória de fé e da devoção sobre a intransigência que acompanha muitas autoridades no clero e fora dele.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários