Home » Sem categoria » ARMANDO MONTEIRO DESTACA VALE DO SÃO FRANCISCO DURANTE LANÇAMENTO DO PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA

ARMANDO MONTEIRO DESTACA VALE DO SÃO FRANCISCO DURANTE LANÇAMENTO DO PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA

armandoAumentar a base exportadora das empresas do Vale do São Francisco. Este foi o principal assunto em Petrolina – PE, na tarde desta quinta-feira (3), durante o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, que trouxe ao município o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro.

Na solenidade, que reuniu um grande público no auditório do Senai, principalmente empresários dos setores de fruticultura, vitivinicultura e couro, o ministro Armando Monteiro assinou um convênio para a capacitação de 146 micro, pequenas e médias empresas dos municípios de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova.

“Precisamos ampliar a mentalidade exportadora e a competitividade dos nossos produtos. Pernambuco ocupa a 15ª posição nas exportações nacionais com apenas 260 empresas atuando no comércio exterior. No Vale do São Francisco temos apenas 30 empresas exportando e um potencial enorme, principalmente na fruticultura e produção de vinhos. A partir do engajamento dos empresários e das entidades, teremos ao final deste projeto, um Vale bem mais preparado para vender seus produtos nos mercados internacionais”, completou o ministro.

Falaram ainda durante o evento, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger e o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio. O diretor adjunto da Unidade Regional da FIEPE, Rafael Coelho ressaltou a importância da iniciativa como “uma ferramenta imprescindível de internacionalização dos setores produtivos regionais com ênfase para o potencial de exportação das indústrias sediadas no Sertão do São Francisco”.

Durante o lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora, o público também ouviu representantes da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), esta última vai executar na região os trabalhos de capacitação das empresas, com a participação de especialistas do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) sob a coordenação da Apex-Brasil.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários