Os agricultores do semiárido nordestino vão receber um novo incentivo para a produção de alimentos. O Ministério da Integração Nacional anunciou um investimento de R$500 mil em trabalhos que ajudem a melhorar a distribuição e o cultivo na região. A ideia é buscar novas alternativas que ajudem no aproveitamento das cadeias produtivas locais e vislumbre novas oportunidades econômicas.
“O campo sempre foi uma prioridade da presidenta Dilma. O Governo Federal está investindo em soluções que ajudem o agricultor familiar a escoar a sua produção e a dinamizar os arranjos produtivos em toda a região do semiárido. Ações como esta, de planejamento e investimento em tecnologia, são fundamentais para garantir o desenvolvimento do semiárido”, disse o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE).
Os novos estudos sobre a cadeia produtiva do semiárido serão elaborados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA).
O investimento integra as ações previstas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), responsável pela elaboração de estratégias para a redução das desigualdades regionais e por ativar os potenciais de desenvolvimento das regiões brasileiras.