Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)Será castigo?

Há mais de quatro meses tentamos levar até os nossos leitores alguma coisa que seja motivo de comemoração e não estamos encontrando. Os temas mais presentes nos últimos dias se referem a: inflação, desemprego, crises interna e externa , mais impostos, escândalos um atrás do outro, violência desenfreada, dengue e, por último, zika e chikungunya, as quais estão tirando o sono de milhares de brasileiros. Por mais que tenhamos tentado, vamos continuar em débito com vocês sobre um assunto novo. E, para não variar, o tema de hoje continua sobre a Operação Lava-Jato.

As críticas feitas à essa operação visam desqualificar os procedimentos que têm levado corruptos à cadeia, em agilidade inédita no País. Nem os muito bem pagos advogados dos réus, nem a direção do PT, que protagonizam os ataques podem negar a importância da operação para o amadurecimento institucional brasileiro. Até que tentam, mas não conseguem. O cidadão já enxerga na Lava jato, da Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público, e em seu principal agente, o juiz Sérgio Moro, o valor fundador de um novo tempo, em que a impunidade ao menos deixa de ser garantia para os criminosos infiltrados nos governos, nos parlamentos ou nas grandes empresas públicas e privadas.

Com as informações levantadas, e os esquemas milionários desbaratados, a corrupção passou a ser o maior problema nacional, de acordo com pesquisa recente junto á população. A sucessão de nomes e cifras que não para de jorrar das investigações é, sim, deprimente – e, quanto maior a lista e maior o assalto aos cofres públicos, pior a sensação de descrença na política. Mas essa mesma população compreende a dimensão do problema e a necessidade de enfrentá-lo com os instrumentos da lei. Somente assim uma nova ética e um novo país poderão ser formados.

Na ótica do PT, a Lava Jato é uma referência negativa, assim como foi o mensalão – por coincidência, alguns dos condenados lá atrás aparecem novamente agora, em novas acusações da mesma prática criminosa. Para o presidente da legenda, Rui Falcão – que diz que a presidente Dilma Rousseff não pode dizer – a operação seria “um embrião de estado de exceção que ameaça crescer dentro do estado democrático de direito”

Então a Justiça que faz o seu papel e põe corruptos na cadeia é antidemocrática? Para o PT, Justiça boa é aquela que julga e condena outros governos, não os do PT. Há poucos meses, o partido de Lula publicou uma cartilha de 34 páginas com o propósito de denegrir a Lava jato e o trabalho do juiz Sérgio Moro.

Em relação ao manifesto dos advogados dos acusados, lançado na 1ª quinzena de janeiro, a Associação Nacional dos Procuradores da República divulgou nota de repúdio ao documento que buscou denunciar “o regime de supressão episódica de direitos e garantias verificado na Operação lava Jato”. Em resposta, os procuradores afirmam que “a carta dos advogados ataca indistintamente instituições e pessoas, sem qualquer tipo de especificação de fatos”. E negam o vazamento seletivo de informações sigilosas enfatizando que “esta não é uma prática adotada por procuradores da República” O que gostariam o PT e seus advogados, no fundo, é que a operação fosse suspensa. E não houvesse mais descobertas, nem ameaças aos seus filiados e clientes. Pelo bem do país, a Lava Jato continua – e ainda terá muito trabalho pela frente.

Danizete Siqueira de Lima – Fevereiro de 2016.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários