Petrolina ganhou esta semana a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o 2º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo. A instalação das unidades aconteceu no Fórum Dr. Manoel Souza Filho, na região central. O presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, e o diretor acadêmico, Antonio Habib, participaram do evento a convite do professor da autarquia, juiz e diretor do fórum, Francisco Josafá.
A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Desembargador Frederico Ricardo Neves, políticos, juízes e membros de instituições e movimentos sociais que trabalham em defesa da mulher. A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, também esteve presente, além de advogados, procuradores e estudantes de Direito da Facape.
Para o magistrado Francisco Josafá, a Vara da Mulher e o 2º Juizado Especial vêm para atender aos reclames da população de Petrolina. De acordo com o titular da Vara da Mulher, juiz Sidney Alves Daniel, a nova unidade será mais um instrumento específico de combate à violência de gênero, ajudando principalmente na execução das medidas protetivas.
As duas unidades funcionarão na sede dos Juizados Especiais Cíveis de Petrolina, na Avenida da Integração, no bairro Vila Eduardo. A Vara da Mulher funcionará das 9h às 12h. Já o 2º Juizado Especial Cível atenderá ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.