Home » Sem categoria » POLÍTICOS DO ESTADO LAMENTAM MORTE DE LIBERATO COSTA JÚNIOR

POLÍTICOS DO ESTADO LAMENTAM MORTE DE LIBERATO COSTA JÚNIOR

libaMinistro Armando Monteiro

Liberato é uma referência na vida pública de Pernambuco. Exerceu inúmeros mandatos, sempre marcados por extraordinária dedicação às causas de interesse coletivo. Destaco ainda sua dimensão humana, carisma e inexcedível amor à cidade do Recife. Trata-se de uma grande perda.

 

Jorge Côrte Real

Liberato Costa Júnior foi uma grande personalidade do Recife e de Pernambuco. Dono de uma trajetória pública irretocável e famoso por sua apurada leitura da política de nossa cidade e do Estado, ele deixa como legado para as futuras gerações o amor e a paixão por sua cidade e seu Estado e pelo o que mais gostava de fazer: política. A história recente do Recife se mistura com a que Liberato construiu ao longo de mais de quatro décadas de atuação parlamentar e militância. Ele era uma memória viva de nosso município. Vai-se uma referência de nossa população, mas fica a sua herança construída ao longo de dez mandatos na Câmara do Recife, onde chegou a ser presidente da Casa, e sua passagem interina na Prefeitura do Recife. Nesse momento, desejo conforto à sua família e que Deus os abençoe.

 

Deputado socialista Gonzaga Patriota.

“Eleito deputado estadual, em 1982, membro do MDB jovem, conheci, na  Câmara de Vereadores do Recife, o vereador presidente Liberato Costa Júnior”.

Mesmo, há época, vivendo sob o regime de exceção, onde tínhamos que medir as palavras e as opiniões, o velho Liba, traçava cenários e avaliava os rumos da política de Pernambuco e do Brasil, com exatidão e coragem e, acertava os resultados das urnas, em todas as eleições, como o fez em 1986, fechando em suas pesquisas de cabeça, o cenário vitorioso nacional do então, nosso partido, o PMDB.

“Pernambuco e, o Recife em particular, perdem não apenas um grande homem público. Perdem, também, alguém que respirava as suas histórias, passadas e presentes, o meu amigo, Liberato Costa Júnior”

“O velho Liba deixa na história política do Recife, muitos ensinamentos, um grande legado político que jamais se apagará”.

 

Silvio Costa Filho -Líder da Bancada de Oposição na Alepe

O cenário político pernambucano e, sobretudo do Recife, perdeu neta quarta-feira (13) uma de suas figuras mais ilustres. O falecimento do ex-deputado estadual e ex-vereador do Recife, por dez mandatos consecutivos, deixa a todos de luto, não só na política, mas em toda a sociedade pernambucana.

Tive o privilégio de conviver com Liberato na Câmara de Vereadores do Recife, quando fui eleito em 2004, para o meu primeiro mandato legislativo. Liberato foi um dos vereadores com mais mandatos no Recife, de 1955 a 2012, e conhecia como poucos o regimento e as regras da Casa José Mariano.

Ardoroso defensor de seus ideais, Liberato era um municipalista convicto e acreditava que o município deveria ser o principal ente da Federação. Era também um político que valorizava o diálogo e o debate de ideias, sendo um verdadeiro exemplo aos novatos que chegavam à Câmara.

Liberato Costa Júnior deixa de legado seu exemplo a todos que estão na vida pública. Aos amigos, familiares e correligionários, nosso mais profundo pesar.

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments