Autointitulado como um “municipalista nato”, o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) faleceu nesta quarta-feira (13) e deixou registrada na história do Recife mais de seis décadas de dedicação à política da capital. Vereador da capital por dez mandatos, Liba, como era conhecido entre os pares, conquistou o primeiro mandato aos 36 anos, em 1955. Após deixar a Casa José Mariano em 2012, o peemedebista mantinha-se ativo nas consultas políticas e era, frequentemente, procurado por lideranças do Estado em busca de conselhos e apoio. Figuras da política local enviaram notas de pesar e destacaram a atuação do político.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias na capital. “Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do ‘velho Liba’ e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”.
Senador Humberto Costa (PT) mencionou a paixão de Liba pelo Recife e a “lucidez política” dele. Opinião semelhante é compartilhada pelo deputado federal, Jarbas Vasconcelhos (PMDB), que pontuou a habilidade dele para entender a dinâmica e os costumes da cidade.
Peemedebista histórico, além dos dez mandatos na Câmara dos Vereadores, Liba teve o mandato de deputado estadual cassado pelo regime militar e ambém atuou como prefeito interino da capital pernambucana.
O velório dele está previsto para ter início às 17h desta quarta, na Câmara de Vereadores do Recife. O enterro será nesta quinta, às 10h, no Cemitério de Santo Amaro.
VEJA A REPERCUSSÃO DO FALECIMENTO DE LIBERATO:
Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB)
“Foi com muito pesar que recebi a notícia da partida do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do “velho Liba” e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”.
Deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB)
“Lamento muito a morte de Liberato. Um homem de espirito público extremamente dedicado à política, sobretudo dedicado ao Recife. Uma cidade que historicamente esteve ligada a ele. Libertado estudou e entendia como poucos a origem, a dinâmica e os costumes do Recife. Fundou o MDB e depois o PMDB, onde atuou ativamente. Sempre foi uma pessoa dedicada, ativa e querida dentro do partido. Foi um homem de espírito público e partidário. Uma perda muito grande para todos nós.”
Deputado federal Raul Jungmann (PPS)
“Liberato, autor daquelas assertivas previsões eleitorais conhecidas como “Dataliba”, deixará saudades e não será esquecido, pois já faz parte da história política do nosso Estado. Nossos sentimentos à família, que neste momento merece todo o nosso apoio. Estamos à disposição no que for preciso. Dediquemos nossas reflexões em sua homenagem.”
PSDB
O PSDB de Pernambuco lamenta a perda do ex-vereador Liberato Costa Júnior, um político que se confundia com a história do Recife, pela relação de amor que sempre teve com a cidade.
O vereador mais antigo do Brasil movimentava os períodos eleitorais com suas previsões “Data Liba”, projeções que fazia sobre a disputa proporcional, fruto de seu intenso envolvimento com a política.
O eterno decano da Câmara Municipal do Recife deixará saudades por ter marcado sua trajetória política como um dos que “amou o Recife como poucos”, destaca o deputado Daniel Coelho.”Liberato era uma legenda, principalmente da cidade do Recife”, resume o presidente do PSDB-PE, deputado Antônio Moraes. (JC Online)