Em operação realizada na madrugada deste sábado, a Polícia Militar (PM) prendeu 14 pessoas na praia do Pilar, em Itamaracá, no Grande Recife. De acordo com informações da PM, 11 deles fazem parte do grupo de 53 presos que fugiu da Penitenciária Professor Barreto Campelo, também na ilha, na noite da última quarta-feira (20). Além dos 11, outros dois são foragidos do Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, e um outro detento em liberdade condicional.
A polícia chegou ao local após receber denúncias anônimas sobre uma movimentação estranha em uma residência na Rua Egimar Porfírio de Menezes. A PM, com o apoio de agentes da Secretaria de Ressocialização (Seres) , montou uma ação e por volta das 0h20, os policiais invadiram a residência e efetivaram a prisão.
Com o grupo, a polícia encontrou três pistolas, três revólveres, munições, sete aparelhos celulares, facas, facões, R$ 1.445 em dinheiro e até uma pequena quantia em guaranis, moeda paraguaia. Após a prisão, os detentos foram encaminhados para a Central de Plantões da Capital, na área central do Recife. Em seguida, os presos deverão ser reconduzidos ao sistema prisional. A Seres ainda não informou se eles serão encaminhados à Penitenciária Barreto Campelo, ou se seguirão para outras unidades do estado.
A fuga em massa aconteceu na noite da última quarta-feira (20). Com a ajuda de pessoas do lado externo do presídio, os detentos conseguiram explodir parte de um dos muros da unidade, localizado próximo a uma das guaritas. Pelo buraco, passaram 53 presos. Na mesma noite, a Polícia Militar iniciou buscas pela ilha e em municípios vizinhos. Bloqueios foram realizados na ponte que dá acesso a Itamaracá e poucos horas depois, quatro suspeitos de ajudar na fuga foram detidos.(Do G1 PE)