Os moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha foram beneficiados, nesta sexta-feira (15.01), com a entrega do segundo lote de bicicletas do Programa Pedala PE, durante solenidade com a presença do governador Paulo Câmara. Na ocasião, os ilhéus receberam 110 unidades, completando um total de 323 já disponibilizadas pelo projeto. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, a Administração de Fernando de Noronha e o Banco Itaú.
O programa tem o objetivo de garantir que cada morador permanente da ilha seja contemplado com uma bicicleta para o seu uso pessoal. “O Pedala PE mostra a nossa preocupação com a preservação ambiental, a aposta no transporte sustentável e o compromisso com os ilhéus. Tenho certeza de que essas bicicletas vão ajudar muito no cotidiano do arquipélago”, destacou Paulo Câmara.
As entregas acontecerão de forma gradual, até que os cerca de 3.500 habitantes recebam suas bikes. Além dos veículos, o Programa Pedala PE também disponibilizará equipamentos para os pousadeiros e órgãos públicos. A ilha já conta com sete bicicletários, e outros 13 serão instalados até o final de fevereiro.
Ao receber sua bicicleta, o aluno Matheus Dantas Paz e Silva, do 1º Ano Médio da Escola de Referência Arquipélago, revelou a expectativa que havia tomado conta dos estudantes de Fernando de Noronha. “Estou muito feliz por receber a bicicleta em nome dos meus colegas. Todos estão ansiosos para receber a sua bike e pedalar pela Ilha”, afirmou. No ato de entrega, o governador fez questão de ressaltar aos beneficiados pelo programa a importância de usar o capacete, um dos itens básicos de segurança para os ciclistas. “Não podemos esquecer”, destacou Paulo.“A entrega destas bicicletas significa o início de um novo modelo de sustentabilidade na Ilha. Estamos dando a oportunidade de as pessoas substituírem os carros pelas bicicletas, promovendo assim a preservação da Ilha, a saúde e o bem-estar das famílias”, afirmou Carreras.
O administrador da Ilha, Luís Eduardo Antunes, e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, entregaram as bicicletas aos representantes da comunidade. “A entrega destas bicicletas significa o início de um novo modelo de sustentabilidade na Ilha. Estamos dando a oportunidade de as pessoas substituírem os carros pelas bicicletas, promovendo assim a preservação da Ilha, a saúde e o bem-estar das famílias”, afirmou Carreras. Além de toda comunidade, os pousadeiros e órgãos públicos também terão bicicletas para uso de turistas e profissionais a serviço. “Queremos transformar a ilha em um exemplo de transporte sustentável e promover uma melhor qualidade de vida para a comunidade e visitantes”, explicou Luís Eduardo Antunes.
“A implantação de um projeto de mobilidade com base nas bicicletas em Fernando de Noronha é uma grande conquista para toda a comunidade noronhense. Por ser um meio de locomoção sustentável, contribui para a questão da poluição ambiental causada pela emissão de CO2. A entrega das bicicletas para as crianças e adolescentes da ilha faz parte dessa iniciativa que começamos em outubro do ano passado. Desde então, temos atuado ao lado da comunidade local e em parceria com o Governo de Pernambuco com iniciativas de conscientização para moradores e turistas”, conta Cícero Araújo, diretor de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú.
BIKES – As bicicletas foram desenvolvidas com um design específico para Fernando de Noronha, proporcionando conforto ao ciclista e resistência a impactos e maresia. A bike conta com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, quadro e garfo de alumínio, câmbio de 21 marchas e itens de segurança como campainha, espelho retrovisor, cadeado e refletores. A BR – 363 já foi contemplada com placas de sinalização para alertar os motoristas sobre a presença de ciclistas. As principais rotas que podem ser feitas em cima das duas rodas, as bicitrilhas, também serão sinalizadas.
CAPACITAÇÕES – Para uma boa convivência entre carros, pedestres e ciclistas, moradores do arquipélago, motorista de ônibus, táxis e receptivos (motoristas oficiais) participaram de capacitações realizadas pelo Pedala PE. As capacitações promovem a educação e a conscientização das pessoas no trânsito. No decorrer de 2016, os estudantes do Arquipélago também serão capacitados. As aulas serão ministradas por instrutores professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).