O ano de 2016 vai começar com o pé direito para a agricultura familiar de Pernambuco. O Secretário da Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Nilton Mota, anunciou, na tarde desta quinta-feira (17), durante a confraternização dos funcionários do ProRural, a liberação de R$ 25 milhões para investimentos em projetos apoiados pelo Programa em todo o Estado. A verba faz parte do contrato de empréstimo entre o Governo de Pernambuco e o Banco Mundial, dentro do Projeto Pernambuco Rural Sustentável.
Segundo o secretário, depois da visita de Avaliação de Meio Termo que aconteceu no final de outubro, o Banco Mundial ratificou o compromisso entre os dois órgãos e avaliou que os recursos do empréstimo de US$100 milhões estão sendo bem aplicados pelo ProRural. “Com isso, mesmo quando o Governo do Estado não pode antecipar a contrapartida dos investimentos, o BIRD liberou esse valor para que os projetos prioritários sejam implementados já no início do próximo ano”, comentou Nilton.
O secretário informou ainda que os números da agricultura em Pernambuco também justificam a liberação de recursos para os projetos estruturadores e, sobretudo, os projetos produtivos. De acordo com Mota, somente no terceiro trimestre desse ano, e apesar de toda crise, Pernambuco continua apresentando índices de PIB mais satisfatórios do que os do Brasil, e teve um crescimento de quase 8% da agricultura estadual.
O diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, lembrou da importância do Programa para a agricultura familiar e da continuidade dos investimentos para a estruturação e fortalecimento das Redes Produtivas e do mundo rural. “Desde 2012, com o Projeto de Inclusão Econômica Rural de Pernambuco, o ProRural vem fomentando a agricultura familiar do Estado, mas ainda temos projetos de fundamental importância que ganharão investimentos com essa verba liberada hoje”, comemorou Pereira.