Home » Sem categoria » SECRETÁRIO ANDRÉ DE PAULA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

SECRETÁRIO ANDRÉ DE PAULA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

ANDREO secretário das Cidades, André de Paula, participa, nesta quarta-feira (2), do lançamento da 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC), no Ministério das Cidades, em Brasília. Ele estará representando o governador Paulo Câmara no evento, que acontecerá durante a realização da 47ª reunião do Conselho das Cidades (ConCidades) e será presidido pelo ministro das Cidades e presidente do Conselho, Gilberto Kassab.

A Conferência está programada para se realizar entre 5 e 9 de junho de 2017. Trata-se de um instrumento de garantia da gestão democrática, para a promoção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Sob a temática “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a 6ª CNC está prevista na Lei 10.257/2001 – Estatuto da Cidade e conta com etapas preparatórias municipais e estaduais.

Etapas
A partir do primeiro semestre de 2016, será realizada a etapa municipal. Já a fase estadual está prevista para acontecer entre novembro de 2016 e março de 2017. Estima-se que a Etapa Nacional da Conferência receba cerca de 3.200 participantes, sendo aproximadamente 2.681 delegados e 600 observadores.

Dos delegados, 1.689 são eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são indicados pelo Poder Público Federal, 561 são indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.

Conferências
As conferências colocam na agenda pública e política questões urbanas preteridas ou tratadas em âmbito local, como saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, ocupação de risco, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia para a população de baixa renda, mobilidade urbana, entre outros.

Elas são a oportunidade de participação e pactuação política ao construir um espaço para a sociedade compartilhar a elaboração e avaliação das políticas públicas: habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, acessibilidade e programas urbanos.

ConCidades
Criado em 2004, é um órgão deliberativo do Ministério das Cidades com objetivo de intensificar a participação da sociedade brasileira na consolidação das políticas públicas para estudar e propor diretrizes à formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em consonância com as resoluções aprovadas pela Conferência Nacional das Cidades, e também acompanhar a sua execução.

O ConCidades é constituído por 86 titulares – 49 representantes dos segmentos da sociedade civil e 37 dos poderes públicos federal, estadual e municipal – além de 86 suplentes, com mandato de três anos. A composição inclui, ainda, nove observadores representantes dos governos em Estados que possuem Conselho das Cidades.(Foto: Raul Buarque/Secid)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários