Duas novas Vilas Produtivas Rurais (VPR) do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídas. O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional (MI), Carlos Vieira, entrega nesta terça-feira (1º/12) mais 99 residências no Eixo Leste do projeto: 60 casas na Vila Lafayette, em Monteiro (PB), às 10h, e 39 residências na Vila Salão, em Sertânia (PE), às 14h. O MI investiu R$ 24 milhões na construção das estruturas.
As duas unidades habitacionais contam com casas de 99 m², postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, campo de futebol, centro comunitário, além de rede de água, esgoto e energia elétrica. Os novos moradores também receberão setores produtivos, com no mínimo cinco hectares por beneficiário, sendo um destinado à irrigação.
Atualmente, 281 famílias já estão reassentadas em nove vilas produtivas nos estados de Pernambuco e do Ceará. Com as novas entregas, o Projeto São Francisco beneficia 380 famílias em 11 vilas em Pernambuco, Ceará e Paraíba. No total, o projeto implantará 18 VPRs nesses estados, com o atendimento de 847 famílias. As demais unidades estão previstas para serem entregues entre o final deste ano e o início de 2016.