Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)A última crônica do ano

Quando nos referimos ao quesito Economia, 2015 foi – sem sombra de dúvidas – um dos piores nos últimos 20 anos e a situação geral em que se encontra o nosso país não é das melhores. É bem verdade que essa catástrofe já era anunciada mas, convenhamos, a dosagem foi forte de mais para um paciente que está se ultimando.

Os números negativos a que chegamos superaram as expectativas até dos mais pessimistas. E o pior: não temos a menor ideia do que está reservado para 2016. No jogo da economia o mercado é quem dá as cartas e a recente permuta de Joaquim Levy por Nelson Barbosa, no Ministério da Economia, não foi vista com bons olhos. Aliás, é bom que se diga que a presidente Dilma não tinha lá muitas opções. O Henrique Meireles, que seria um nome de peso, ela não quer ver nem pelas costas e na consulta a outros nomes não encontrou ninguém com disposição para descascar o abacaxi que aí se instalou.

Nesse jogo de empurra-empurra sobrou para Nelson Barbosa que assumiu dizendo não mexer na política do antecessor. Aqui perguntamos: e para que ele veio? Se não vai mexer continua como estava e continuando como estava não iremos a lugar nenhum e nem haveria a necessidade de troca. O certo é que o novo ministro tenta se mostrar um homem regenerado. Teria aprendido com os erros do passado e representaria, segundo suas próprias palavras, continuidade dos esforços em prol do ajuste fiscal.

Não é essa a linha de raciocínio dos críticos. Segundo um analista econômico “Não há como acreditar. Só merece o benefício da dúvida quem não participou da construção do desastre até aqui. Se ele é o pai da nova matriz econômica, numa genealogia compartilhada por Arno Augustin e Guido Mantega, difícil acreditarmos em sua capacidade de matar o próprio filho”.

Claro que o discurso não será esse. Ele não pode bater de frente explicitamente com o mercado. Mas todos sabem que palavras não pagam dívidas. Também sabem da subserviência histórica de Barbosa à presidente Dilma e de sua colocação no Ministério do planejamento para servir de contraponto ao ortodoxo Joaquim Levy.Pelo sim pelo não, vamos aguardar e torcer para que o nosso Brasil encontre o rumo certo. Em tempo desejamos aos nossos leitores “Boas Festas” e um “Ano Novo” repleto de realizações.

Danizete Siqueira de Lima – Dezembro de 2015.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários