Home » Sem categoria » 64 DOS 184 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS ADEREM AO “PACTO PELA SEGURANÇA”

64 DOS 184 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS ADEREM AO “PACTO PELA SEGURANÇA”

procuDos 184 municípios pernambucanos, apenas 64 aderiram ao “Pacto pela Segurança” proposto pelo Ministério Público Estadual. E, desses, somente seis receberam o certificado “Município compromissado com a segurança pública” nas categorias ouro, prata e bronze.

No último dia 18/12, durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda (foto), procedeu a entrega dos certificados aos municípios de Triunfo (classe ouro); Caruaru e Jaboatão dos Guararapes (classe prata); e Cachoeirinha, Bezerros e Petrolândia (classe bronze).

Nos municípios que aderiram ao projeto, especificamente nos seis que foram premiados, já se observa alguns avanços, como, por exemplo: implantação do Perímetro de Segurança Escolar (retirada de barracas das portas das escolas), controle na concessão e suspensão de alvarás para bares, restaurantes e similares (cadastramento obrigatório e fechamento dos clandestinos), ampliação do sistema de câmeras e videomonitoramento em locais de grande fluxo de pessoas (com ajuda dos comerciantes), criação de comissões de controle de conflitos nas escolas, melhoria da iluminação pública (zona urbana e rural), controle de horários e maior segurança nos grandes eventos .

O projeto – de iniciativa dos promotores de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira e Aguinaldo Fenelon de Barros – também tem por finalidade estimular o diálogo o Ministério Público, o Poder Judiciário, os órgãos de segurança e a sociedade.

Em 2014, ele conquistou um prêmio (1º colocação) oferecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, na categoria de projetos direcionados à redução da criminalidade.

Segundo Paulo Augusto de Freitas Oliveira, “a semente foi plantada nesse primeiro ciclo do projeto, ficando demonstrado que os municípios podem e querem contribuir com o Pacto pela Vida na redução da violência”.

“Não temos dúvida de que o papel do município é fundamental para a segurança pública e somente com essa interação (estado, municípios e sociedade) os índices de violência tornarão a cair em nosso Estado. Por isso, daremos continuidade ao projeto, em 2016”, concluiu.(Por: Inaldo Sampaio)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários