A Petrobras informou nesta terça-feira (3) que a greve de trabalhadores da empresa, coordenada pelas entidades sindicais, afeta as operações da companhia.
Segundo a empresa, na segunda-feira (2) houve queda de produção de 273 mil barris de petróleo, o que corresponde a 13% da produção diária no Brasil. Adicionalmente, 7,3 milhões de metros cúbicos de gás natural deixaram de ser disponibilizados, o que equivale a 14% do gás ofertado diariamente ao mercado brasileiro.
Nesta terça-feira (3), a Petrobras estima que a produção de petróleo no Brasil tenha registrado uma redução de 8,5% em relação à produção diária anterior à greve. Já a queda estimada para a disponibilização de gás é de 13%.
“Com a perda de produção, a arrecadação de tributos recolhidos em favor da União Federal, estados e municípios, como os Royalties e a Participação Especial é diretamente impactada”, afirmou a Petrobras em nota.
“A Petrobras está tomando as medidas necessárias para garantir a manutenção de suas atividades, preservando suas instalações e a segurança de seus trabalhadores.”
Mais cedo, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) havia informado que a paralisação de trabalhadores da Petrobras impediu a produção de cerca de 25% do petróleo extraído habitualmente pela companhia entre domingo e segunda-feira (2).
A produção de petróleo da Petrobras em setembro foi de cerca de 2 milhões de barris por dia.