Em um vídeo publicado no perfil da Samarco no Facebook na noite desta quinta-feira (5), o diretor-presidente da empresa, Ricardo Vescovi, disse que duas barragens romperam na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte.
Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado. No comunicado, publicado por volta das 23h, Vescovi explica que a barragem de Santarém também se rompeu. O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.
Até as 23h desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem uma equipe trabalhando nas buscas, havia confirmado uma morte e 15 desaparecidos. A vítima seria um homem que teve um mal súbito no momento que as barragens romperam – a identidade dele ainda não foi divulgada.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há um balanço oficial de vítimas.