Já é possível observar os efeitos do trabalho emergencial que a Secretaria das Cidades (Secid) está realizando na BR-101. Os buracos estão sendo preenchidos; os dispositivos de drenagem e os canteiros, restaurados; o asfalto e as placas de concreto fragmentadas estão passando pelo processo de fresagem, que consiste na remoção do piso danificado para aplicação de nova camada de pavimento.
“Essas ações emergenciais proporcionam menos risco de acidentes e menos retenção de trânsito, garantindo, assim, a trafegabilidade nesses segmentos da rodovia”, destaca o secretário executivo de Mobilidade da Secid, Leonardo Cabral.
Cabral acrescenta que a Secid vem trabalhando em duas ações simultâneas na via. Uma delas é o plano de ataque emergencial da restauração de sete pontos críticos, que deve ser concluído no prazo de três meses. “O investimento gira em torno de R$ 2,3 milhões para a realização dos serviços de fresagem asfáltica, implantação de dispositivos de drenagens, remoção de placas de concreto e execução de novo pavimento flexível”, informa.
No KM 71, em Jardim São Paulo, os serviços já foram 100% concluídos, com a remoção do asfalto danificado e aplicação de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), bem como executado um novo bueiro superficial. “Junto ao viaduto, removemos um ponto de alagamento que danificava o pavimento”, explica o fiscal da obra pela Secid, Rômulo Braz.
Nas proximidades da empresa Água Vida, no KM 78, os serviços de remoção do asfalto antigo e recomposição do pavimento também foram concluídos. O proprietário de uma empresa no entorno, Severino Gabriel da Silva Neto, comemora a solução do problema. “Às vezes, eu mesmo contratava gente para tapar os buracos com metralha (resto de obras) porque os buracos atrapalhavam o acesso ao meu negócio. Agora o serviço foi bem feito e as coisas vão melhorar bastante”, diz.