Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninha (1)Que País é esse?

Quem tem trinta anos, ou mais, conheceu ou pelo menos ouviu falar do carioca Renato Manfredini Júnior, que faleceu precocemente em 1996, com apenas 36 anos de idade. A primeira vista o nome soa estranho mas, se usarmos o nome artístico de Renato Russo, fundador da banda de Rock “ Legião Urbana”, tudo se esclarece…

A crônica de hoje bem que poderia ser sobre esse ícone do Rock brasileiro, uma vez que outubro foi o mês do seu falecimento, mais precisamente, no dia 11. No entanto, vamos falar do nosso País. Para tanto, pegamos um gancho numa música lançada pelo artista que trazia por título: “Que País é esse”, onde o cantor exaltava o seu protesto diante de tantos desmandos em nossa Pátria. A música, datada de 1987, tem quase 30 (trinta) anos e continua atualizadíssima, ou seja, ainda faz sucesso quando é cantada por duas ou três gerações; o seu refrão soa como um hino diante de tantas aberrações que temos assistido.

No quadro atual, conforme já nos acostumamos, a imprensa dá uma trégua sobre o andamento das Operações da Lava-Jato e passa a ter como palavra de ordem IMPEACHMENT. Isso mesmo, Impeachment, como se fosse a coisa mais simples do mundo. Os holofotes estão voltados para a briga entre governo e desafetos, aí incluído o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha que, envolvido em escândalo de propinas e com uns reaisinhos escondidos ali na Suíça tenta, a todo custo, mudar o foco das discussões para salvar a sua pele e não ter que renunciar ao cargo tão cobiçado pelos seus pares.

Daí tiramos o título da nossa matéria. Como será que estamos sendo vistos lá fora? Acreditamos que na visão geral o Brasil virou um país surreal. Se não vejamos: a presidente não consegue organizar uma base de apoio; um presidente do Poder Legislativo é indiciado por corrupção, não aceita renunciar ao cargo e ainda fica afrontando o governo central; o grupo de oposição não consegue sequer definir uma estratégia no Parlamento e um ex-presidente fala à nação na maior cara-de-pau querendo justificar o desrespeito ao controle de gastos
públicos.

Como se não bastassem tantos absurdos, a Corte de Justiça mais importante do país decidiu que o presidente da Câmara pode, sozinho, definir se abre ou não um processo de impedimento da presidente. E ela comemora junto com seu partido, pois dá a possibilidade de seu governo se manter vivo, já que Eduardo Cunha se encontra enfraquecido diante das denúncias de corrupção e improbidade.

Portanto, caríssimos leitores, tendo um Congresso medíocre como o nosso, um presidente da Câmara do naipe de Eduardo Cunha, um presidente do Senado do quilate de Renan Calheiros e uma presidente com a bagagem de Dilma Rousseff, não há como não recordar o astro do Rock brasileiro quando perguntava: Que país é esse?

Danizete Siqueira de Lima- Outubro de 2015.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários