Home » Sem categoria » FERNANDO BEZERRA DEFENDE AUMENTO DA VAZÃO DE TRÊS MARIAS COMO ALTERNATIVAS PARA EVITAR DESABASTECIMENTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

FERNANDO BEZERRA DEFENDE AUMENTO DA VAZÃO DE TRÊS MARIAS COMO ALTERNATIVAS PARA EVITAR DESABASTECIMENTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

ferO presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), defendeu ontem (7) o aumento da vazão de defluência da Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, como uma das alternativas para se elevar o volume de água no Lago de Sobradinho, maior reservatório do Nordeste. “Ampliar a vazão de 500 para 600 metros cúbicos por segundo é uma das possibilidades de darmos à população pelo menos uma esperança de que o abastecimento e a irrigação não serão interrompidos no Vale do São Francisco”, destacou o senador.

A posição foi reforçada por Fernando Bezerra durante audiência pública na CMMC, que debateu a “crise hídrica no Vale do São Francisco”, nesta manhã. Com uma capacidade acumulada em torno de apenas 5%, o volume útil do Lago de Sobradinho corre risco iminente de zerar caso não chova até o final de novembro. Como ressaltou o senador durante a audiência, o cenário pode agravar-se ainda mais se a obra de instalação de flutuantes de captação da água do lago não estiverem concluídas até meados de dezembro, conforme prevê a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Os R$ 38,3 milhões para a referida obra foram garantidos, pela Codevasf, em junho; porém, as ordens de serviço para o início da instalação dos flutuantes só foram emitidas no final de setembro.

“Temos de equacionar este grave problema de forma equilibrada; mas, ao mesmo tempo, de maneira emergencial”, afirmou o senador, ao presidir a audiência pública. Participaram do debate, além de parlamentares que integram a CMMC, o secretário-substituto de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carvalho Feitosa; o superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim; o diretor de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado; e o presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc), Amauri Silva.

Aos representantes do Ministério da Integração Nacional e da ANA, o senador Fernando Bezerra Coelho solicitou que a possível ampliação da vazão de Três Marias seja urgentemente formalizada ao Ibama, já que a medida depende de autorização especial do Instituto. O aumento da vazão garantiria um maior volume de água no Lago de Sobradinho até o início do próximo ano, segundo observou o senador.

Antônio Carlos Feitosa e Joaquim Gondim afirmaram que a proposta será avaliada pelos respectivos órgãos. “Vamos analisar a viabilidade da medida, considerando-se as necessidades de todos que dependem da água de Três Marias e também daqueles que vivem acima e abaixo do Lago de Sobradinho”, observou o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários