A logística e o escoamento da produção em Pernambuco foram temas de uma audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24). O debate discutiu a situação das estradas, portos, aeroportos, ferrovias e hidrovias de Pernambuco e outras questões ligadas à distribuição de cargas. A audiência contou com a presença de especialistas no setor e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões.
Um dos pontos de preocupação durante o debate foi a pouca exploração de hidrovias no estado. O deputado Miguel Coelho defendeu investimentos para o desassoreamento do Rio São Francisco a fim de permitir uma maior navegabilidade. “O frete aquaviário é o mais barato do mundo e nós temos o Rio São Francisco. Infelizmente, o Velho Chico está num processo avançado de assoreamento em vários trechos, chegando a ter apenas 80 centímetros de profundidade média, quando o ideal são 2 metros. É preciso, então, investir para ampliar este potencial”, argumentou o deputado socialista.
Miguel ainda condenou a demora nas obras da Transnordestina, que segundo o deputado, tem o potencial de ser uma das principais soluções para os gargalos do escoamento de cargas no estado. “Para se ter ideia, o ramal da Transnordestina que liga Salgueiro a Petrolina é o único trecho sem obras em toda a ferrovia. Não adianta fazer esta intervenção sem interligar com as demais ferrovias como a da Bahia e a Norte-Sul.”
Estradas – O dado que mais chamou a atenção durante a audiência foi a situação das rodovias do estado. Segundo um estudo de uma consultoria presente ao encontro, apenas 19% das estradas que cortam o estado estão em boas condições. Esse mau estado de conservação tem sido uma dos principais entraves no transporte de cargas apontado por empresários e especialistas.