Home » Sem categoria » IPA REPRESENTA PERNAMBUCO EM CONGRESSO SOBRE EUCALIPTO

IPA REPRESENTA PERNAMBUCO EM CONGRESSO SOBRE EUCALIPTO

eucapO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) marca presença no 3º Congresso Brasileiro de Eucalipto, que está acontecendo entre os dias 2 e 4 de setembro, em Vitória, no Espírito Santo. Durante os três dias de evento, o pesquisador Eric Xavier irá representar o Instituto, que desenvolve pesquisas com o eucalipto, há cerca de quinze anos, nas regiões dos Sertões do Araripe e São Francisco, e na Zona da Mata pernambucana.

Durante o encontro serão debatidas alternativas para o desenvolvimento do setor, com foco nos avanços tecnológicos e científicos, e na avaliação dos futuros cenários do complexo florestal brasileiro. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio entre os diferentes segmentos do mercado, a exemplo de profissionais (professores, pesquisadores, extensionistas, empresários e estudantes) que compõe o setor florestal brasileiro de eucalipto.

Estudos – Com intuito de avaliar e introduzir o cultivo da planta em diferentes condições climáticas do estado, a iniciativa, resultado de uma parceria entre o IPA e o Departamento de Ciência Florestal da UFRPE, conta com experimentos instalados nas Estações Experimentais do IPA, em Araripina, Belém de São Francisco e Itapirema (Goiana). Foi na Estação de Araripina que o IPA implantou, juntamente com a UFRPE, o projeto “Módulo de experimentação florestal para o Polo Gesseiro do Araripe”. Aprovado pelo CNPq, o acervo conta, desde 2002, com quinze clones de eucaliptos, cedidos para análise e teste, pela indústria florestal Suzano.

Os resultados desse experimento podem ser comprovados nos dois últimos cortes do material, que apontam produção satisfatória no que diz respeito à alta resistência de doenças e a adaptação climática. “Cada hectare plantado com eucalipto evita o corte de, aproximadamente, seis hectares de mata nativa. Como existem muitas áreas abandonadas e impróprias para a agricultura, o eucalipto surge com uma alternativa eficiente para suprir a demanda da indústria do gesso, uma das principais atividades econômicas da região, sem que seja necessário o corte de nenhuma área de vegetação nativa”, informou o professor da UFRPE e coordenador do projeto, José Aleixo.

Já na região da Zona da Mata, o IPA tem estimulado a introdução de eucalipto como alternativa para substituição parcial da cultura de cana-de-açúcar, principalmente em áreas de maiores declives onde a cana-de-açúcar não é rentável. Apesar de não se ter pesquisas detalhadas sobre a produtividade do eucalipto na Zona da Mata, a introdução dessa planta na região está sendo baseada em experiências exitosas cultivadas em áreas semelhantes no estado de Alagoas. “Acreditamos que a cultura de eucalipto será, em um futuro bem próximo, uma excelente fonte de emprego e renda para os produtores da Zona da Mata. Além disso, nossa expectativa é que essa cultura se torne mais uma opção de reflorestamento em Pernambuco, principalmente, para atender à demanda de produção de energia da região”, declarou o presidente do IPA, Gabriel Maciel.

Segundo o gerente de Pesquisa do IPA, Geraldo Majella, atualmente, o Brasil é líder mundial na cultura do eucalipto, além de ser o maior exportador de celulose desse gênero. O país também possui as maiores produtividades com um valor médio de 35 m3 por hectare/ano. Valor considerado alto se comparado a produção de lenha em áreas da caatinga, que chega a obter de 6 a 7 m³ por hectare/ano, em planos de manejo licenciados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments