Home » Sem categoria » FERNANDO BEZERRA PEDE PRIORIDADE PARA PROJETO QUE IMPEDE MUDANÇA ARBITRÁRIA DA META DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO

FERNANDO BEZERRA PEDE PRIORIDADE PARA PROJETO QUE IMPEDE MUDANÇA ARBITRÁRIA DA META DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO

FERRRRO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) solicitou nesta terça-feira (1º), à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que seja dada prioridade à tramitação do texto original do Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 165/2015. A matéria, proposta por Fernando Bezerra, torna Crime de Responsabilidade a alteração, pelo Poder Executivo, da meta de superávit primário após o término do primeiro período da sessão legislativa (julho).

O pedido do senador ocorreu durante audiência pública na CAE, que analisou os procedimentos adotados pelo governo federal em relação às contas públicas de 2014. Para debater o assunto, compareceram à comissão Júlio Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU); Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do TCU; e Tiago Lins Dutra, secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional junto ao TCU.

De acordo com os convidados, foram identificadas “manobras” orçamentárias e financeiras por parte do Executivo, que ficaram conhecidas como “pedaladas fiscais”. Segundo o procurador Júlio Oliveira, “o governo federal falhou ao manifestar uma situação irreal na época das eleições de 2014, apesar de ter tido acesso a dados que mostravam a realidade fiscal do país”. O procurador também afirmou que o Executivo feriu a Lei de Responsabilidade Fiscal ao alterar o orçamento da União para, segundo o procurador, “beneficiar programas ´não-obrigatórios´ e com forte impacto eleitoral”.

Conforme o PLS 165, a meta de superávit primário prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) somente poderá ser alterada, após o término do primeiro período da sessão legislativa, por razões alheias à gestão fiscal, de forma devidamente fundamentada e em decorrência de calamidade pública, guerra ou crises internacionais.

“Apresentei estre projeto exatamente com o objetivo de se evitar o ocorrido no final de 2014, quando o Executivo, às vésperas do final do exercício fiscal (em novembro), apresentou projeto – o PLN 36/2014 do Congresso Nacional – alterando a LDO para mudar a meta de superávit primário”, ressaltou Fernando Bezerra Coelho.

A proposta do senador foi elogiada pelos convidados à audiência pública. “A sugestão de vedar a possibilidade de alterar a meta de superávit primário após o primeiro semestre me parece excelente e indutora de uma maior responsabilidade no momento de se fixar uma meta, que não pode ser irresponsável ou irreal para, no final do ano, alterá-la”, afirmou Júlio Oliveira. “Meta não é uma conta de resultado; é algo que condiciona o comportamento durante todo o exercício”, acrescentou o procurador do MPTCU.

CAUTELA – Durante a audiência pública na CAE, Fernando Bezerra Coelho pediu “cautela e responsabilidade” com a utilização de dados levantados pelo TCU em auditorias feitas nas contas públicas de 2014. “Para se evitar repercussões graves à ordem democrática, à ordem econômica e à ordem social do país”, observou o senador.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários