Na noite de ontem, o Plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 681/15, que amplia de 30% para 35% o limite do crédito consignado para incluir despesas com cartão de crédito.
Atualmente, os trabalhadores podem autorizar o desconto relativo a contratos de empréstimo até o limite total de 30% dos rendimentos, de acordo com a Lei do Crédito Consignado (10.820/03).
O Deputado Marinaldo Rosendo votou contra o texto da MP por entender que a medida será prejudicial ao trabalhador, ao aposentado e ao pensionista. Para ele, não é do aumento da capacidade de endividamento que as pessoas precisam, mas do aumento real do poder de compra e de arcarem com suas despesas.
Marinaldo entende que o Governo, ao apresentar essa Medida Provisória, além de beneficiar o sistema financeiro que deseja fazer crescer o comprometimento de 30% para 35% dos salários dos trabalhadores e benefícios dos aposentados e pensionistas, procura mascarar a grave situação financeira pela qual os brasileiros passam criando uma verdadeira ilusão, pois a mudança proposta irá elevar o índice de inadimplência e comprometer a renda das famílias além do desejável.
O texto aprovado seguirá para o Senado Federal.