Para Yane Marques, julho foi o melhor mês da temporada após as conquistas do ouro nos Jogos Pan-Americanos e do bronze no Campeonato Mundial de pentatlo moderno. Além da vaga olímpica antecipada, os triunfos culminaram na 4ª posição do ranking da União Internacional da modalidade, que atualizou a lista nesta semana. Yane deixou o 11º lugar para voltar ao Top 5 dos melhores do mundo.
Até mês passado, a temporada apresentava resultados não tão regulares para Yane. Ela competiu em três etapas da Copa do Mundo e na final da competição, mas não conseguiu encaixar a técnica na prova hípica, na qual os pentatletas dependem exclusivamente de um sorteio dos cavalos. Ela precisou competir com animais pouco flexíveis, o que acabou prejudicando seu desempenho.
Quando aportou em Toronto, porém, Yane conseguiu os melhores resultados e conquistou o bicampeonato pan-americano. Antes disso, ela já havia faturado o bronze no Mundial. Esse resultado também foi responsável por garantir antecipadamente a vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.